Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Sistema de cogeração com gás natural faz fábrica da Mercedes-Benz autossuficiente em energia

Publicado em 08/04/2016

FONTE: Jornal Dia a Dia

clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

O gás natural é uma solução cada vez mais procurada por diversas indústrias para alimentar suas fábricas. O mais recente caso é a unidade da Merces-Benz, inaugurada na última quarta-feira (23), em Iracemápolis (SP), que conta com um sistema autossuficiente em energia, desenvolvido pela Companhia de Gás de São Paulo. Nele, é realizado um processo de cogeração, que permite a produção simultânea de energia elétrica e térmica (vapor e água quente), a partir de uma única fonte energética.

 

O projeto foi desenvolvido com apoio da agência de fomento Investe São Paulo, além da participação da prefeitura local. As primeiras conversas a respeito foram em 2013, mas o contrato com a Comgás foi assinado somente em fevereiro de 2015, com fornecimento de gás natural já a partir de novembro.

“A cogeração possibilita melhor aproveitamento do gás, com mais eficiência e custos atrativos. Para uma indústria, trata-se de uma decisão estratégica que permite a sua independência energética, eliminando variáveis que estão fora do controle como eventuais apagões, quedas de energia, volatilidade nos preços e mudanças na regulação do mercado de energia elétrica”, explicou o gerente executivo de vendas diretas B2B da Comgás, Sergio Pais (foto).

O maior desafio para a conclusão do projeto foi a criação de uma rede para a chegada do gás natural, já que a cidade ainda não contava com esse sistema. Foi necessário um processo de obtenção de licenças para obras que envolveram a construção de uma rede de aproximadamente um quilômetro ligando a cidade à vizinha Limeira, onde já existia uma estrutura.

Sistemas de cogeração têm se tornado cada vez mais comuns na indústria, com casos dentro da de Papel e Celulose, Alimentos e Bebidas, Têxtil, Cerâmico e Química e Petroquímica. o segmento conta com tarifa diferenciada frente outros segmentos, basta homologar o projeto junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube