Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Aneel opera com bandeira verde e diminui a conta de luz

Publicado em 07/04/2016

FONTE: UOL

A partir de abril a conta de luz ficará mais barata com a adoção da bandeira verde. Até março estava sendo cobrada a bandeira amarela, com uma taxa de R$ 1,50 para cada 100 kWh. O maior valor foi o da bandeira vermelha, cobrada até janeiro de 2016, que chegou a incluir um valor de R$ 5,50 a cada 100 kWh consumidos. Com a bandeira verde, não haverá nenhuma cobrança extra.

O Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Romeu Rufino, falou ao repórter Daniel Lian os fatores que permitiram a retirada da cobrança: “Foi possível em função da melhora do armazenamento nos reservatórios e, portanto, menor uso das térmicas que são mais caras para produzir energia elétrica. Também pela redução na demanda de energia elétrica e no fato de ter agregado geração de capacidade instalada no sistema”.

 Rufino afirma que foi possível desligar as termelétricas porque, além do período de fortes chuvas que abasteceu os reservatórios no primeiro trimestre de 2016, existem outras usinas de suporte: “Tem outras fontes, a eólica, solar, de biomassa e tem a função de possibilitar a energia na forma de armazenamento nos reservatórios. Essa capacidade acumulada dá conforto”.

Além do grande volume de precipitações, contribuiu também o uso consciente da população e a crise econômica que diminui a demanda de empresa. Rufino explica que o sistema de geração hoje é todo interligado, sendo que se em uma região a capacidade estive reduzida, é possível transmitir a energia armazenada de outra área: “O País está absolutamente seguro, tem uma capacidade instalada importante de térmicas, mas já desligamos todas porque tem custo de geração mais alto e impacta no valor da energia elétrica. Só fizemos isso depois de termos absoluta segurança de que o abastecimento está assegurado”.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube