Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Gás Brasiliano busca usinas dispostas a aliar gás e biomassa

Publicado em 01/04/2016

O objetivo da empresa é também firmar parcerias com essas usinas para desenvolvimento de pesquisas, que devem consumir R$ 5 milhões em três anos, incluindo a rota inversa ? uso pela Gas Brasiliano do biogás produzido por usinas de cana.

FONTE: SEBRAE

A Gas Brasiliano, distribuidora de gás natural da Petrobrás, está buscando usinas de açúcar e etanol dispostas a aliar o uso de gás ao bagaço de cana nas unidades termelétricas. Até o momento, foram mapeadas 167 usinas dentro da sua área de concessão, entre elas, algumas de grandes grupos sucroalcooleiros, como o São Martinho e o Renuka.

O objetivo da empresa é também firmar parcerias com essas usinas para desenvolvimento de pesquisas, que devem consumir R$ 5 milhões em três anos, incluindo a rota inversa – uso pela Gas Brasiliano do biogás produzido por usinas de cana.

O biogás gerado pelas usinas viria da fermentação da vinhaça, subproduto da produção de açúcar e etanol, além da cana energia, variedade produzida com alto teor de biomassa muito utilizada na cogeração.

O presidente da empresa, Walter Fernando Piazza Júnior (foto), afirmou que a utilização em conjunto da biomassa com gás pode dobrar a eficiência das usinas, e que essa experiência já é realizada com sucesso em grandes clientes do agronegócio da companhia, como as produtoras de suco de laranja Cultrale e Louis Dreyfus Commodities (LDC).

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube