Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Estudo mostra importância do Capim elefante para a produção de biocombustível no Brasil

Publicado em 04/03/2016

FONTE: Biomassa BR

clique para ampliarclique para ampliarCapim Elefante (Foto: Biomassa BR)

A produção de combustíveis renováveis através de biomassa está sendo palco de diversos estudos no Brasil. Com o objetivo de preencher cada vez mais as lacunas impostas sobre o combustível sustentável, um dos estudos buscou direcionar sua fonte de pesquisa para a comparação de dois tipos de plantios diferentes, os quais foram analisados e escolhidos para a indústria de cerâmica padrão do país. 

O estudo decidiu analisar o plantio de eucalipto e de capim elefante. Dentre as variáveis escolhidas para analise estavam às espécies, os espaçamentos, a adubação e também as épocas em que as colheitas seriam feitas. O ponto forte da pesquisa foi direcionado para produtividade energética de ambos os plantios. 

De acordo com os pesquisadores que desenvolveram o estudo os dois tipos de plantas obtiveram resultados significativos durante a pesquisa, porém o capim elefante foi o que mais se sobressaiu sobre os dois, tanto em questões de maiores produtividades em termo de massa seca como também na análise de briquetagem com secagem. 

Segundo o estudo o Brasil possuiu atualmente cerca de 145 milhões de hectares de terras que aguardam recuperação, de acordo com ele o problema poderia ser resolvido com a produção de capim elefante, já o mesmo se tornou uma forma mais rápida e econômica de resolver o problema. 

A produção do estudo teve como objetivo principal demonstrar a importância do capim elefante para a produção de combustível no país, além de também abrir caminho para novas mudanças no setor de renováveis, mostrando que outras alternativas podem ser utilizadas sem precisar destruir o meio ambiente. 


Fonte: Biomassa BR

 

 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube