Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Recursos da Dinamarca podem ajudar empresas capixabas a reduzir consumo de energia

Publicado em 03/03/2016

Uma forma direta de redução nos gastos está na implantação de ações de eficiência energética, ou seja, implantação de tecnologias mais inteligentes

FONTE: Folha Vitória

clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

 

Nesta quinta-feira (25), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinam, na sede do banco capixaba, um convênio com objetivo de estruturar uma estratégia de financiamento para apoiar projetos de eficiência energética do setor privado no Estado do Espirito Santo. Ou seja, as empresas capixabas contarão com um poderoso aliado para implantar projetos sustentáveis para reduzir o consumo de energia e as emissões de gás carbônico. 

O convênio conta com recursos provenientes do Governo da Dinamarca, que serão utilizados no financiamento de serviços de consultoria especializada para realização de diagnósticos setoriais e outros estudos necessários para a implementação da estratégia. A articulação entre os dois bancos prevê o desenvolvimento do “Programa de financiamento de eficiência energética para empresas capixabas”. Trata-se de um programa inovador, com objetivo de estimular o uso mais racional e sustentável dos recursos naturais. Os projetos aprovados poderão utilizar como garantia aos financiamentos o “Seguro de Economia de Energia”.

No Brasil, além do Espírito Santo, haverá a estruturação de projetos de eficiência energética em Goiás, por intermédio da Agencia de Desenvolvimento de Goiás, e na Região Sul, com Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

As ações previstas neste convênio entre Bandes e BID integram o subprojeto “Programa Estadual de Eficiência Energética e de Energias Renováveis” sob a coordenação da Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo (ASPE), dentro do projeto estruturante “Economia Verde” do Plano “Orientações Estratégicas do Governo do Estado 2015 – 2018”.

Eficiência energética

A geração de energia tem sido um tema recorrente no mercado produtivo brasileiro. Um dos grandes desafios para os empresários está em como reduzir estes custos, principalmente considerando-se que o uso energia participa das diversas fases de seus negócios. Uma forma direta de redução nos gastos está na implantação de ações de eficiência energética, ou seja, implantação de tecnologias mais inteligentes que permitam a redução do consumo de energia no dia a dia da empresa em todas as suas atividades.

Neste sentido, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) criou uma garantia de crédito conhecida como EEGM, sigla em inglês para Mecanismo Garantidor de Eficiência Energética, para facilitar o acesso das empresas ao financiamento mais barato de projetos na área. No primeiro momento, um convênio entre entidades de financiamento regionais, como no caso do Bandes, irá mapear o mercado e formatar um programa para que empresários possam investir em projetos sustentáveis ligados à melhoria da eficiência energética e hídrica e à redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube