Nos últimos três anos, quase que a totalidade dos novos empreendimentos está buscando a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), a qual classifica as obras como edifício verde. E um desses aliados é a escolha adequada de sistemas de climatização que garantam eficiência energética e contribuam com a sustentabilidade, o que não ocorre com as construções mais antigas.

Para Edson Alves, presidente da Star Center Climatização, a procura por retrofit (modernização) deverá aumentar de forma vertiginosa a partir de 2017. "Nos Estados Unidos, o retrofit surgiu de forma natural, mas aqui no Brasil será um caso de sobrevivência. Manter, comprar um empreendimento ou alugar espaços corporativos em prédios que ainda possuem sistemas antigos de ar condicionado elevará de forma sensível o consumo de energia elétrica e de água. Para não haver estagnação nessa área, será preciso modernizar sua tecnologia", explica o executivo.

Entre essas empresas estão shopping centers, hospitais, condomínios empresariais e universidades. Hoje, cerca de 50% dos custos de energia elétrica desses empreendimentos estão relacionados com o consumo do ar-condicionado, um item bastante oneroso na atual conjuntura econômica e social.

A Star Center é uma das poucas empresas do Brasil especializadas em certificação LEED e em sistemas para sala limpa, data center e montagem de sistemas especiais para área hospitalar. A empresa está no mercado há mais de 20 anos e se destaca por ser uma das 10 maiores do país na área de projetos e instalações de sistemas centrais, envolvendo soluções de engenharia. A empresa realiza instalação, manutenção e consultoria em sistemas centrais de ar condicionado, ventilação e exaustão mecânica, tratamento do ar, resfriamento de processos industriais e calefação.