Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Geração de energia com biomassa será tema de evento

Publicado em 28/01/2016

Evento técnico vai debater rumos do setor de pellets e biomassa na Europa

FONTE: Biomassa BR

Conferência Europeia de Pellet 2016, já tem mais de 600 participantes confirmados.

Edição da conferência em 2016 será realizada dias 24-25 fevereiro de 2016 na Áustria


A conferência se tornou um centro mundial de encontro para a comunidade global de pellets. Os palestrantes irão apresentar informações detalhadas sobre inovações do setor de pellets e biomassa, tendências de mercado, políticas e financiamento.

Os participantes também terão oportunidade de conhecer a últimas tendências de pesquisa e tecnologia.

Outro ponto alto da Conferência é Prêmio "Melhor Jovem Pesquisador do setor de Biomassa"
Neste ano serão mais de 100 expositores ligados a pellets e biomassa.

O setor de pellets na Europa tem se fortalecido a cada ano. A geração de energia com biomassa é muito valorizada em todos os países da UE, além de receber atenção especial do setor público e político, que trabalham para que o setor continue avançando.

A União Européia publicou recentemente o Relatório Anual de Biocombustíveis 2013, com a Rede Global de Informações da Agricultura – USDA, dos Estados Unidos.O relatório revela que a União Européia é o maior mercado consumidor de pellets em quantidade, com o consumo de 14,3 milhões de toneladas no ano de 2012. Impulsionado pelas diretivas da União Européia e da política de incentivos dos Estados membros, a demanda vai se expandir para 17 milhões de toneladas em 2014.

As previsões de consumo de pellets para 2020 encontram-se nas previsões de 35 milhões de toneladas para a Europa Ocidental e uma estimativa de 50-80milhões de toneladas ao mercado europeu (AEBIOM).

No que tange ao consumo de biomassa, os Estados-Membros da União Européia forneceram estimativas do consumo final de energia da biomassa, a fim de atingir suas metas para 2020. Para atingir a meta, a União Européia deve importar de 25-40 milhões de toneladas de pellets.


A União Européia para atingir as metas de uso de energias renováveis em 2020 com o uso de bioenergia e biomassa deve aumentar o consumo energético de 82 milhões de toneladas para 135 milhões ton em 2020.

Os maiores aumentos são no setor elétrico e de transportes, onde se espera que o uso da bioenergia deva dobrar de 10 milhões de ton para 20, para o setor de energia elétrica e deve dobrar de14 a 28 , no setor dos transportes.

Há hoje um constante crescimento de consumo de energia, e da necessidade de consumo de biomassa, com destaque para países como a Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Polônia e Reino Unido.

A produção de pellets na Europa e América do Norte começou durante a crise do petróleo na década de 70, quando pellets de madeira foram utilizados como um substituto para os combustíveis sólidos.

A produção de pellets de madeira tornou-se comercialmente viável desde a década de 90 e tem crescido constantemente ao longo dos últimos anos. Um dos fatores do aumento no consumo foi a política de alguns países (Europa, Estados Unidos e Canadá e atualmente Coréia do Sul e Japão) pelo uso de energia renovável como a biomassa e pellets para combater o aquecimento global e para uma segurança energética.

Pellets de madeira são utilizados em escala doméstica (residencial) e industrial em grande dimensões em usinas termoelétricas na Europa e Estados Unidos.


Informações sobre taxas para a conferência e seus eventos paralelos podem ser encontradas em http://www.wsed.at/en/registration-info


Fonte: Biomassa BR

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube