Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Briquetes viram opção para geração de energia renovável

Publicado em 28/01/2016

Empresários do Amazonas estão apostando na Biomassa para geração de energia
clique para ampliarclique para ampliarBriquetes (Foto: Biomassa BR)

Em estudo apresentado pela FAPEAM, em parceria com o governo do Estado do AM, traz informações para utilizar briquetes de resíduos papeleiros, para substituição de fontes poluentes como o carvão, óleo e lenha.

O objetivo é diversificar ainda mais a capacidade de briquetagem de insumos que, teoricamente, não teriam serventia para a sociedade, como é o caso dos resíduos papeleiros. Esta ação pode consolidar uma nova fonte de energia calorífica, que é sustentável e renovável.

O estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa Sinapse da Inovação da Fapeam em parceria com a Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que visa transformar os resultados de projetos de pesquisa de universidades e instituições de ciência, tecnologia e inovação em produtos inovadores competitivos, além de fortalecer o empreendedorismo inovador.

O projeto pretende atender empresas do ramo alimentício que usam carvão ou lenha para produção de seus produtos em fornos, o mercado doméstico e, futuramente, a intenção é que se possas suprir a demanda de fábricas industriais.

Restaurantes e cooperativas de catadores já aderiram a ideia e se tornaram parceiros da iniciativa. 

O mercado de briquetes no Brasil, no momento esta instável, sendo que é difícil saber o número exato de empresa que estão fabricando este produto.

A briquetagem consiste na compressão em alta pressão de uma massa de partículas com consequente aumento de temperatura resultando no produto chamado briquete. 
O briquete é caracterizado principalmente por ser um combustível com maior densidade por unidade de volume que seu material de origem, e por possuir dimensões uniformes, que facilitam muito o manuseio, o transporte e a alimentação dos equipamentos de queima. 

Fonte: Biomassa BR

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube