Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

CIBiogás promove curso que prepara ao mercado de trabalho em energias renováveis

Publicado em 27/01/2016

FONTE: Portal Costa Oeste Notícias
 
O Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) promove o curso “Atualização em energias do biogás”, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), por meio do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH). As inscrições podem ser feitas até 20 de janeiro, pelo site www.cibiogas.org > Cursos > Atualização do biogás.
 
O curso é uma oportunidade para se preparar para entrar no mercado de trabalho de energias renováveis, que exige alguns conhecimentos específicos e tende a continuar crescendo e contratando, mesmo diante de cenários econômicos adversos. Prova disso é a meta brasileira de aumentar em 5 % suas fontes renováveis de energia - como eólica, solar, biomassa e etanol – durante os próximos 15 anos. Isso pode significar investimentos de até 300 bilhões na economia do Brasil, até 2040, segundo a Bloomberg New Energy Finance (BNEF).
 
De acordo com a última pesquisa divulgada pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), o Brasil já é o segundo País no mundo que mais cria vagas relacionadas à energia limpa, empregando 894 mil pessoas nessa área.
 
Com o CIBiogás, em Foz do Iguaçu, essa realidade não está sendo diferente. A instituição pretende aumentar, em 2016, quase 30% do seu quadro de colaboradores, para atender aos novos projetos que devem ser executados nos próximos três anos.
 
Para a diretora-adminstrativo-financeira do CIBiogás, Angelita Hanauer, a instituição tem também o papel de contribuir com a formação de profissionais para esse mercado de trabalho. “Para quem quer entrar nessa área, esse pode ser o primeiro passo para conhecer a cadeia do biogás, que é capaz de transformar dejetos de animais e resíduos agrícolas e industriais em energia elétrica, térmica e biocombustível”, afirma. As aulas ocorrem integralmente a distância, com início no dia 25 de janeiro e duração de três meses, podendo ser realizadas também em inglês e espanhol.
 
Desde 2011 - quando a primeira turma foi aberta – 650 pessoas, de 23 países, já participaram da capacitação. A instituição também oferece o curso de Gestão Territorial Aplicada à Água e Energia.
 
Serviço
 
Inscrições até 20 de janeiro, pelo site www.cibiogas.org > Cursos.
Informações: contatoead@cibiogas.org ou (45) 3576-7022
 
Sobre o CIBiogás
 
O CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás) é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, formada por um conselho, com 16 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis – entre elas, a Itaipu Binacional. Sua estrutura conta com um laboratório de biogás, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, e com 11 unidades de produção de biogás no Brasil.
 
  
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube