Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Aproveitamento energético do biogás é tema de fórum na FIEMG

Publicado em 26/11/2015

Uso de biogás no setor industrial foi debatido por especialistas e empresas

FONTE/ AUTORIA: Notícias Sistema FIEMG

A FIEMG foi sede do 3º Fórum Mineiro de Produção e Consumo Sustentável, no dia 23/11. O objetivo do evento foi debater o desenvolvimento do uso do biogás na agroindústria, além de divulgar informações sobre a produção do combustível, aspectos técnicos e potencial comercial.

Durante o encontro, também houve o lançamento do Guia Técnico Ambiental de Biogás na Agroindústria, publicação produzida conjuntamente pelo Sistema FIEMGFundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e a Agência de Cooperação Brasil e Alemanha (GIZ).

Segundo o analista ambiental do Sistema FIEMG, Breno Aguiar de Paula, o intuito da produção da cartilha técnica sobre o assunto é estimular as indústrias do estado a utilizarem o biocombustível. “Essa é a 5ª publicação conjunta entre a FEAM e a FIEMG. A expectativa com esse guia é que fazendo com que a agroindústria se aproprie do conhecimento que foi produzido alavanque o uso do biogás em Minas Gerais.”

Para a construção da publicação foram focados três setores considerados dinamizadores da economia em Minas Gerais: abate, laticínios e sucroenergético.   

Já o presidente da FEAM, Diogo Soares de Melo Franco, ressaltou que “a discussão sobre o uso do biogás e o lançamento do guia técnico nos permitem avançar, não apenas na questão ambiental, mas, sim, em termos de gestão e eficiência energética nos setores industriais”.

Para Franco, outro aspecto importante do Fórum e da produção da cartilha é o reforço da base técnica ambiental. “O momento caótico de nosso sistema necessita que haja um esforço na tentativa de solidificação nas bases técnicas ambientais. É um fato de que quando se perde mais tempo em questões burocráticas do que na análise técnica e ambiental, o estado, a economia e o meio ambiente perdem”.

O representante da  GIZ e coordenador do projeto PROBIOGÁS, Wolfgang Roler, ressaltou que a ideia da parceria entre brasileiros e alemães é fazer com o que o Brasil se torne referência mundial no aproveitamento energético por meio do biogás. Segundo Roler, o projeto traz como contribuição a redução de emissões atmosféricas e a geração de energia renovável.

Clique aqui e confira o Guia Técnico Ambiental de Biogás na Agroindústria

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube