Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Austrália terá primeira usina para produção combinada de energia solar e eólica

Publicado em 18/11/2015

Planta deve começar a operar em outubro de 2016 deve abastecer até 25 mil residências com emissão zero de carbono

FONTE:Gobo.com

clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

A empresa australiana Windlab, focada em soluções para energias renováveis, anunciou que vai construir a primeira usina para produção combinada de energia solar e eólica, na cidade de Hughenden, em Queensland, na Austrália. A ideia é que, ao combinar as tecnologias, a usina possa gerar energia de forma quase ininterrupta.“A localização das turbinas e dos painéis está sendo cuidadosamente mapeada para que possamos ter o melhor aproveitamento dos ventos durante a noite e maior captação de luz solar durante o dia”, disse o presidente do parque Roger Price, durante a divulgação do projeto.

O empreendimento, batizado de Kennedy Energy Park, terá investimentos iniciais de US$ 140 milhões (ou R$ 546 milhões) e será feito em parceria com a empresa japonesa Eurus Energy. O início das operações está previsto para ter início em 2016. 

Em sua primeira fase, o parque terá seis megaturbinas eólicas – cada uma com 136 metros de diâmetro – e 64 mil painéis para captação de luz solar que estarão espalhados ao longo de 80 hectares. Ao final do projeto, prevê-se que a Kennedy Energy Park possa gerar energia suficiente para abastecer até 25 mil residências com emissão zero de carbono. 

Atualmente, quase 90% da energia consumida no estado de Queensland vêm de combustíveis fósseis. Mas o estado tem o compromisso de mudar sua matriz energética, de maneira a atender o plano nacional de energia renovável da Austrália. O país tem como meta chegar a 2020,gerando pelo menos 33 mil GWh de energia renovável – o que corresponde a 23,5% do consumo total do país. 

 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube