Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

MS ganha destaque na geração de energia a partir da queima da madeira

Publicado em 17/11/2015

Este é um mercado novo e crescente que usa energia limpa e renovável, agregando valor aos seus negócios florestais

FONTE/AUTORIA: Capital News/ Mylena de Luca

clique para ampliarclique para ampliarBiomassa (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul contará com seis termoelétricas gerando energia elétrica a partir da queima de madeira de eucalipto nos próximos anos. De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, além das termoelétricas, cinco novas empresas vão ser instaladas na região sul nos próximos meses e todas elas vão usar a biomassa como matéria-prima.
 
As empresas armazenadoras de grãos, os aviários e os frigoríficos também usam a madeira e o cavaco do eucalipto para gerar calor e energia. As usinas de açúcar e de álcool e as fábricas de celulose já produzem energia a partir da biomassa. 
 
Este é um mercado novo e crescente que usa energia limpa e renovável, agregando valor aos seus negócios florestais. A biomassa surge num momento em que a demanda mundial está voltada para o aperfeiçoamento da matriz energética, substituindo fontes fósseis e poluentes por combustível ecologicamente correto.
  
Os municípios de Três Lagoas e Maracaju receberam o programa Mais Floresta. “O programa quer difundir o potencial da silvicultura nas diferentes regiões porque o segmento é promissor e está em expansão no Estado, tanto pela produção de papel como de energia”, justifica. O Senar/MS tem oito cursos na área da silvicultura.
 
O palestrante de Dourados, José Carlos Bianchini Sottomaior, vai apresentar em sua palestra novidades em termos de equipamentos e tecnologias avançadas para a produção de biomassa não só de florestas, mas também de resíduos agrícolas e urbanos. “Por ser um produto natural, de fácil manuseio e elevada densidade energética, a biomassa do eucalipto - tanto na forma de cavaco como de pellet - tem como principal aplicação a geração de energia térmica, mas também pode ser utilizada como combustível para a geração de energia elétrica em indústrias, usinas termoelétricas e até na propriedade rural”, adianta.
 
Saiba mais sobre o Programa mais Floresta: http://senarms.org.br/projetos/mais-floresta/

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube