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Publicado em 29/10/2015
FONTE: Quatro Rodas
AUTORIA: Rodrigo Furlan
A Câmara do Comércio Exterior (Camex) publicou na edição desta terça-feira (27) do Diário
Oficial da União uma resolução que isenta todos os veículos elétricos e aqueles movidos
a hidrogênio (célula de combustível) de Imposto de Importação. A medida, que visa ao incentivo
da aquisição desse tipo de carro, reduz a 0% a alíquota que antes era de 35%.
Para se enquadrar
na categoria “elétrico”, o carro precisará ter autonomia mínima de 80 km sem necessidade
de recarga. Essa medida vale para modelos que vierem prontas (montadas), desmontadas ou semidesmontadas. Também vale
dizer que benefícios já eram oferecidos aos modelos híbridos convencionais, com alíquotas de importação
variando entre 0 e 7%, e foram mantidos, mas agora a condição também é válida para híbridos
plug-in (no máximo com motor 3.0).
Até o momento, os carros “verdes”, ecologicamente
corretos, são minoria no mercado brasileiro. A estimativa é de que existam apenas três mil unidades entre
elétricos e híbridos circulando no país. Menor ainda é a penetração de veículos
movidos a hidrogênio, só trazidos a título de teste, já que nenhum modelo é oficialmente
comercializado com este tipo de tecnologia no Brasil.
Em algumas regiões, há iniciativas pontuais
de incentivo a esse tipo de veículo. Na cidade de São Paulo, por exemplo, elétricos e híbridos
não são afetados pelo rodízio municipal, e ainda contam com desconto de 50% no Imposto sobre a Propriedade
de Veículos Automotores. Foi na capital paulista também onde, em 2012, teve início um programa piloto
com táxis elétricos, envolvendo o Nissan Leaf.
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