Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Foz do Iguaçu recebeu grande evento do Setor Elétrico Brasileiro

Publicado em 21/10/2015

XXIII SNPTEE reuniu os principais nomes da área entre os dias 18 a 21 de outubro

FONTE:Click Foz e Maxpress

clique para ampliarclique para ampliarSNPTEE (Foto: Divulgação)

Representantes das principais instituições e empresas do Setor Elétrico brasileiro participaram do XXIII SNPTEE (23º Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica). O evento aconteceu no Rafain Palace Hotel & Convention Center. Contou também com a ExpoSNPTEE, com mais de 50 estandes de empresas do Brasil e do exterior.

Esta é a segunda vez que a Itaipu Binacional recebe e coordena o evento, promovido a cada dois anos pela representação brasileira do Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré-Brasil). A primeira vez foi em 1999.

Diversos projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e que têm relação direta com o setor elétrico, foram expostos no  Seminário. Entre os destaques do estande do PTI estavam soluções tecnológicas voltadas à automação e simulação de sistemas elétricos, segurança de barragens, gestão territorial e de recursos hídricos, armazenamento de energia, mobilidade urbana, tecnologias da informação e comunicação, entre outros.


A participação do PTI no maior e mais importante evento do setor elétrico brasileiro visa demonstrar o potencial de replicação das soluções tecnológicas desenvolvidas no parque para outras empresas do setor. Atualmente, muitos dos projetos apresentados já vêm sendo aplicados na usina de Itaipu. “O fato de atender Itaipu em suas demandas demonstra o alto potencial de multiplicação dessas soluções para as demais empresas do grupo”, afirmou o superintendente-adjunto de Engenharia da Itaipu, Jorge Habib Hanna El Khouri.

Também foram apresentadas soluções para a gestão sustentável do território, desenvolvidas pelo Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), como os sistemas de gestão de bacias hidrográficas e de informações geográficas de energias renováveis e do biogás. Já o RFID Monitor - plataforma para o monitoramento de objetos por meio de tags RFID – vem sendo utilizado pela Itaipu para acompanhar o processo migratório de peixes durante a Piracema.

Confirmaram presença no evento o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, representando o ministro, que está no exterior; o diretor de Transmissão da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes; o diretor de Regulação da Eletrobras e presidente do Cigré-Brasil, Josias Matos de Araujo; o diretor de Assuntos Corporativos do Operador Nacional do Sistema (ONS), István Gárdos; o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Donizete Rufino; o diretor-presidente da Chesf, José Carlos de Miranda Farias; o presidente da Eletronorte, Tito Cardoso de Oliveira Neto; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; entre outros.


O evento esperou cerca de 1.500 participantes, entre especialistas e profissionais do setor, estudantes e empresários. Nos quatro dias do evento foram apresentados mais de 500 trabalhos com temas relacionados à produção e transmissão de energia elétrica, além de assuntos relacionados: proteção de sistemas, fontes de energia não convencionais, comercialização e tarifas, impactos ambientais, entre outros.

Os trabalhos apresentados são uma amostra do que será debatido no encontro mundial do Cigré, que acontece em agosto de 2016, em Paris (França).

O evento - O objetivo do SNPTEE é promover o intercâmbio de informações e de experiências técnicas e gerenciais entre empresas e entidades envolvidas na produção e transmissão de energia elétrica, permitindo o avanço na qualidade, produtividade e competitividade do Setor Elétrico nacional. A programação completa do evento e a grade com todos os trabalhos que serão apresentados estão no site www.xxiiisnptee.com.br.


Serviço

XXIII SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica
De 18 a 21 de outubro de 2015
Horário: das 8h20 às 18h
Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center - Av. Olímpio Rafagnin, 2357
Promoção: Cigré-Brasil e Itaipu Binacional

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube