Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Encontro vai debater melhoria dos métodos de estimativa de biomassa para a Amazônia

Publicado em 20/10/2015

FONTE/AUTORIA: INPE

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), será o palco do primeiro workshop do projeto "Monitoramento Ambiental por Satélites no Bioma Amazônia" (MAS-BNDES), que acontece nestas quinta (15) e sexta-feiras (16). O evento internacional, batizado de "Workshop Impoving Biomass Estimation Methods for the Amazon" (Wibema) será focado no subprojeto 7 da empreitada, chamado de "Melhoria dos métodos de estimativa da biomassa e de modelos de estimativa de emissões por mudança de uso da terra".

As palestras vão abordar aplicações de sensoriamento remoto para avaliar a biomassa dos ecossistemas amazônicos, especialmente os baseados em sensores LiDAR. O encontro vai reunir cientistas e profissionais para compartilhar experiências em desenvolvimento e aplicação para estimativa e distribuição de biomassa. O evento busca ainda fortalecer e desenvolver novos vínculos entre pesquisadores e instituições envolvidas.

O Inpe vem atuando no aprimoramento das ações de monitoramento e controle do desmatamento da Floresta Amazônica por meio do MAS-BNDES, com financiamento do Fundo Amazônia e apoio da Fundação Ciência, Aplicações e Tecnologias Especiais (Funcate). Formalizado em outubro de 2014, o projeto tem prazo de três anos e meio e prevê a colaboração financeira não reembolsável de R$ 67 milhões, no período.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube