Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Governador Beto Richa discute parceria com a empresa russa Gazprom, líder mundial em gás natural

Publicado em 20/10/2015

FONTE:

Agência de Notícias - Governo do Estado do Paraná

 www.uega.com.br/www.sulconnection.com.br 

 

clique para ampliarclique para ampliarComitiva na Russia (Foto: Divulgação)

A missão internacional liderada pelo governador Beto Richa iniciou nesta segunda-feira os compromissos na Rússia. Na primeira agenda no país, Beto Richa e a comitiva paranaense se reuniram com a diretoria da Gazprom, a maior produtora e uma das principais exportadoras de gás natural do mundo.

O governador apresentou uma proposta da Copel para a construção, em parceria, de usinas térmicas a gás no Paraná. A Copel é a principal acionista da Companhia de Gás do Paraná, a Compagas. Também foi feita consulta sobre a viabilidade de a empresa fornecer gás natural liquefeito ao Estado.

“Mesmo sendo considerado um estado desenvolvido e com uma economia sólida, decidimos que chegou a hora de diversificar e dinamizar a economia do Paraná. A segurança energética é fundamental neste processo”, afirmou Richa durante reunião com a diretoria da empresa russa. 

O plano do Governo do Estado e da Copel prevê a ampliação da usina a gás de Araucária (a usina tem potência de geração de 460 megawatts de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes), implantação de uma usina no Litoral (potência total de 1,2 mil MW) e a construção de um gasoduto entre o litoral e a Região Metropolitana de Curitiba.

Richa explicou que hoje no Paraná são consumidos cerca de 3,6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, levando em conta a produção da Usina Elétrica a Gás de Araucária e o mercado da Compagas. Além do projeto de expansão em termoeletricidade da Copel, o potencial de crescimento do mercado secundário da Compagas, que tem a Copel como principal acionista, é extremamente significativo. 

O governador também visitou a sede do banco de desenvolvimento da Rússia. Beto Richa negociou, com a diretoria do banco, a possibilidade de um financiamento para obras de infraestrutura no Estado. (Repórter: Rodrigo Arend)  

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube