Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

ANEEL lança chamada de projeto estratégico de Geração Heliotérmica de Energia

Publicado em 06/10/2015

FONTE/AUTORIA: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica publicou hoje (30) a Chamada de Projeto Estratégico de P&D n.19/2015 – “Desenvolvimento de Tecnologia Nacional de Geração Heliotérmica de Energia Elétrica”, com os critérios para elaboração de projetos neste tema.

Energia Heliotérmica, também conhecida como Concentrating Solar Power (CSP), é o processo de uso e acúmulo do calor proveniente dos raios solares para utilização em processos industriais que demandam altas temperaturas ou para gerar eletricidade. A geração elétrica heliotérmica acontece de forma indireta. O calor captado é transferido paraum fluído térmico que aquece a água dentro da usina e gera vapor. O vapor movimenta a turbina e aciona o gerador, processo semelhante ao da usina térmica.

O principal objetivo da chamada estratégica é receber proposições de arranjos técnicos e comerciais para projeto de geração de energia elétrica através de tecnologia heliotérmica, de forma integrada e sustentável, buscando criar condições para o desenvolvimento de base tecnológica e infraestrutura para inserção da geração heliotérmica na matriz energética nacional. O prazo de execução é de até 48 meses da data de início de execução do projeto no Sistema de Gestão de P&D Aneel.

Estão aptas a participar como proponentes do projeto estratégico qualquer empresa de geração, transmissão ou distribuição de energia elétrica que tenha contrato de concessão, permissão ou ato autorizativo. A execução pode ser realizada pela empresa de energia elétrica proponente, cooperativamente entre duas ou mais empresas, com instituições públicas ou privadas de ensino e/ou de pesquisa, e por empresas de consultoria ou de base tecnológica, tanto nacional quanto internacional.

Ao contrário do que ocorre com os demais projetos de P&D regidos pela Resolução Normativa nº 504/2012, a proposta de projeto estratégico terá avaliação inicial obrigatória e presencial, bem como acompanhamento da execução do projeto por meio de reuniões periódicas.

As empresas interessadas em investir neste projeto estratégico deverão manifestar o interesse via e-mail pedestrategico@aneel.gov.br, 15/10/2015.A ANEEL divulgará os nomes das empresas no portal www.aneel.gov.bremEducação/Pesquisa e Desenvolvimento, Pesquisa e Desenvolvimento, Temas para Investimentos em P&D. FA/JS

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube