Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Electrolux economiza energia com desengraxante de baixa temperatura

Publicado em 29/09/2015

Fonte/Autoria: Press à Porter Gestão de Imagem

Bonderite AK ZX-4 diminui em até 25ºC a temperatura média necessária para processo de desengraxe de chapas de metal usadas na produção de eletrodomésticos

Presente em 150 países, a Electrolux possui um portfólio de eletrodomésticos e sustenta uma das primeiras posições na liderança de mercado do segmento. Apenas no Brasil, a marca possui três unidades em solo nacional que fabricam, por exemplo, refrigeradores, freezers, fornos e fogões, lavadoras, secadoras, lava-louças, micro-ondas, além de eletroportáteis.

O processo de produção dos eletrodomésticos da Electrolux começa pelo recebimento de chapas de metal com óleos de proteção temporária que evitam a corrosão do material. Para realizar a limpeza desta substância e preparar o metal para o pré-tratamento de pintura a pó, a empresa utilizava solução que operava com altos níveis de temperatura (55°C a 65ºC), assim, exigia maior consumo de energia.

Para tornar o processo mais sustentável, a Electrolux do Brasil foi em busca de uma tecnologia da Henkel, que reduz em até 70% o consumo de energia na etapa de desengraxe das peças metálicas e diminui em até 25ºC a temperatura necessária na etapa de desengraxe das chapas de metal.

Fornecedora líder em soluções de adesivos, selantes e tratamento de superfícies, a Henkel proveu para as plantas da Electrolux de Curitiba (SC), São Carlos (SP) e Manaus (AM) o Bonderite AK ZX-4, um desengraxante de baixa temperatura que elimina substâncias oleosas das chapas metálicas usadas na produção dos refrigeradores, fogões e lavadoras.

“A principal diferença ao compararmos com a solução convencional é que com a nova tecnologia o cliente trabalha com a redução na temperatura máxima de 65ºC para 40°C. Esta redução de 25ºC gera um save de energia ao cliente. Hoje, mais de 60% do mercado de linha branca no Brasil já converteram suas linhas para o desengraxante de baixa temperatura Bonderite AK ZX-4 da Henkel”, acrescenta Cesar Barbieri, gerente de desenvolvimento de Negócios LAS da Henkel.

Além da redução no consumo de energia, a solução da Henkel elimina do processo produtivo a aplicação do elemento químico boro, que exigia controle e monitoramento constantes. A Electrolux ganha também a otimização do tempo de início do banho das chapas metálicas: passou de 2 horas para apenas 20 minutos.

Para Gilmar Zilli, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto e Qualidade da Electrolux para América Latina, a adoção da tecnologia vai de encontro com as metas de sustentabilidade adotadas pela companhia: “Pretendemos reduzir em 15% o consumo total de energia e em 20% o consumo de água em todas as nossas fábricas e, por isso, estamos sempre atentos a novas tecnologias e parceiros estratégicos que possam nos ajudar a alcançar nossos objetivos”.

Ramez Chamma, Vice-Presidente de Manufatura da Electrolux para América Latina, complementa: “Estamos orgulhosos por ajudar a introduzir no país uma tecnologia que coopera com a sustentabilidade, traz benefícios para os funcionários e melhora o processo produtivo. Faz parte da estratégia da empresa a excelência em todas as áreas e entregar os produtos mais inovadores e eficientes aos nossos consumidores”.

Sobre a Henkel

A Henkel opera no mundo todo com marcas e tecnologias líderes em três áreas de negócios: Laundry & Home Care, Beauty Care e Adhesive Technologies. Fundada em 1876, a Henkel ocupa posições de liderança no mercado global nos setores de consumo e industrial com marcas conhecidas, como Persil, Schwarzkopf e Loctite. A Henkel emprega cerca de 50 mil pessoas e apresentou vendas de € 16,4 bilhões e um lucro operacional ajustado de € 2,6 bilhões no ano fiscal de 2014. As ações preferenciais da Henkel constam do índice DAX da bolsa de valores alemã.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube