Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Modernização do setor elétrico exige integração de fontes renováveis de energia ao sistema tradicional

Publicado em 29/09/2015

Consumidores poderão gerar e exportar energia, com custos menor e proporcionando mais flexibilidade para o sistema

FONTE/AUTORIA: Expressa Comunicação

O setor elétrico vem sofrendo uma revolução com o surgimento das redes elétricas inteligentes, que modernizam toda a infraestrutura, mas ainda é preciso muito desenvolvimento de todo o sistema. Isso é o que afirma Alexandre Aoki, gerente do Departamento de Eletricidade e Materiais dos Institutos Lactec e um dos palestrantes da Conferência Internacional de Energias Inteligentes - Smart Energy 2015, que ocorre de 19 a 21 de outubro, no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, em Foz do Iguaçu, Paraná.

“Hoje, para desenvolver e disseminar as redes elétricas e inteligentes existe uma série de avanços que são necessários. Entre eles: o aumento da automação nas redes de distribuição, a melhoria dos sistemas de telecomunicações para que esses equipamentos possam se comunicar com os centros de operação e também o desenvolvimento de ferramentas ocupacionais que possam processar todas as informações de forma automatizada e controlar o sistema elétrico por meio de sistemas computacionais”, cita o gerente.

Para a geração de energias renováveis, é preciso o aperfeiçoamento dos sistemas para melhorar a integração com o sistema elétrico. “São necessários equipamentos, procedimentos, regras, regulação, leis específicas para que as fontes renováveis possa se propagar pelo setor elétrico brasileiro. As energias tradicionais já estão razoavelmente exploradas e as energias renováveis ainda têm bastante potencial para explorar, mas há ainda um investimento muito alto para ser feito”, ressalta Alexandre Aoki. Apesar disso, é possível que essa implantação ocorra aos poucos. “O que esperamos é ter condições de não só aumentar a oferta de energia, mas, também, controlar e gerenciar melhor o seu uso.”

O gerente explica que por muitos anos o uso da energia elétrica não sofreu, basicamente, alteração nenhuma. “A gente usa, mede, paga e ponto final. Com essa inovação, ou seja, com a capacidade de gerenciar, entender o quanto cada equipamento consome, como você pode economizar e usar de forma mais racional a energia dentro de casa, o mercado se transforma. Trata-se de uma inovação para o setor e para os consumidores”, avalia. Em outras palavras, isso possibilita que se possa atender novos consumidores, porém, com um investimento menor em novas fontes de energia. “O próprio consumidor pode gerar energia elétrica que vai utilizar ou até exportar para a rede. Isso dá mais flexibilidade para o uso da energia elétrica”, salienta.

Energia Inteligente

Energia inteligente ou Smart Energy é um conceito que aborda diversos sistemas de gestão para o melhor gerenciamento e distribuição da energia. Desses, o mais importante para melhorar o setor elétrico hoje é o Smart grid, ou rede inteligente, que consiste em uma aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no sistema elétrico de potência. Essa integração permite maior flexibilidade da infraestrutura de rede, além de automatizá-la e melhorar o desempenho e a qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica.

Smart Energy 2015

Os Institutos Lactec são um dos apoiadores da Conferência Internacional de Energias Inteligentes - Smart Energy 2015, que tem com promoção e organização da Paraná Metrologia. A conferência ocorre de 19 a 21 de outubro, no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, em Foz do Iguaçu, Paraná, com promoção e organização da Paraná Metrologia e realização Sebrae-PR. Entre os assuntos que serão discutidos estão políticas públicas para o desenvolvimento de energias renováveis, smart grid, o futuro da biomassa, projetos e ações em andamento no estado do Paraná e no Brasil, a visão da Copel no contexto das energias renováveis, logística reversa, eficiência energética, barreiras regulatórias e comerciais e experiências de outros países. O evento contará com painéis de apresentação com a participação de especialistas nacionais e internacionais, seminários, oficinas e mesas-redondas.

Mais informações: A Conferência Internacional de Energias Inteligentes - Smart Energy 2015, ocorrerá no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, na Avenida das Cataratas, Km 2,5 – Foz do Iguaçu.

Informações e inscrições pelo telefone (41) 3362-6622(41) 3362-6622, e-mail contato@smartenergy.org.br , site www.smartenergy.org.br/2015 ou pela página do Facebook: facebook.com/smartenergyparana.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube