Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Até 2017 não haverá racionamento de energia elétrica no Brasil

Publicado em 24/09/2015

Nova previsão do Secretário de Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, foi anunciada em SP

FONTE/AUTORIA: Conteúdo Empresarial

As análises, projeções e definições sobre as perspectivas atuais e futuras do setor elétrico brasileiro deram o tom do primeiro dia de seminários da 13ª edição da Latin American Utility Week (Lauw), que segue até a próxima sexta-feira (25), no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

Uma das projeções que mais chamou a atenção do público foi anunciada, agora à tarde, pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho. Segundo ele, “o suprimento de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (Geração) está assegurado no triênio 2015/2017, não sendo estatisticamente visualizados déficits ou racionamentos neste período”.

Entre as razões atribuídas pelo secretário para garantir o abastecimento energético está a previsão de expansão na capacidade energética de 9,6 GW e 7,7 GW para os próximos dois anos em usinas que estão em fase final de construção e fora das regiões com hidrologias favoráveis. Segundo ele, esta expansão terá um crescimento superior à carga. “Até agora o país conseguiu expandir suas capacidades energéticas; o desafio será daqui para a frente, pois teremos que rever determinadas questões para continuarmos a expansão. Uma delas é utilizar mais carvão na matriz para a produção de energia. Acredito que é possível que ainda nessa década, este mineral torne-se mais importante do que o petróleo na nossa matriz energética”, ressalta.

Desafios - Durante a manhã, autoridades do setor participaram de uma mesa redonda para avaliar os principais desafios que o setor nacional de energia está enfrentando. Para o presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), Alexei Macorin Vivan, “os investimentos no setor elétrico aguardam um momento mais claro e seguro na economia para serem efetivados. Devemos discutir para onde o setor caminha, o que precisa ser mudado e quais revisões são necessárias para a melhoria do atual modelo. Temos uma série de alterações que aconteceram e agora é o momento de analisarmos o que está compensando ou não”.

O vice-presidente de Operações da CPFL Energia, Luis Henrique Ferreira Pinto, acredita na potencialidade das fontes eólica e de gás natural na matriz energética, além do uso de tecnologia. “A matriz brasileira se tornará mais complexa, tendo a energia eólica e gás natural com grande destaque na expansão. Além disso, o desenvolvimento das redes inteligentes será um processo inevitável e viabilizará novas tecnologias para a rede elétrica. Até 2030, 61% das companhias terão medidores inteligentes, o setor experimentará algo novo que ainda não tinha nas últimas décadas, que é a questão da automação”.

Já para o diretor-ouvidor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, apesar da previsão do setor fechar o ano com 140 mil MW instalados, ainda são necessários alguns ajustes que devem ser sanados nos próximos anos. “Os desafios que o setor precisa enfrentar na questão da distribuição de energia são equacionar o ajuste do GSF, atrasos em empreendimentos de geração, equilibrar cronogramas e linhas de transmissão (prever nos inícios dos trabalhos quais fatores podem influenciar no cronograma), tratamentos diferenciados de projetos estruturantes, adequação de riscos e retornos e definição clara de riscos”, enfatiza Pepitone.

Recursos para economia de energia são destaques no primeiro dia de evento

O consumo contínuo de energia com iluminação pública hoje é um gasto fixo para as prefeituras do país, que tem pouca tecnologia de otimização de recurso empregada na medição. Com o objetivo de gerar economia nas contas públicas e no consumo de energia geral do Brasil, a M2M Telemetria, empresa que desenvolve tecnologias Smart Grid, trouxe à Latin American Utility Week deste ano o dispositivo de alto desempenho NOX, que atua diretamente no controle da energia gasta com a iluminação pública da cidade.

Por meio do dispositivo é possível realizar o agendamento de leituras de consumo, controlar o momento de acendimento e o desligamento das lâmpadas e até mesmo programar para que a intensidade da iluminação varie de acordo com o horário, ou seja, a intensidade da luz é menor nos períodos do anoitecer e amanhecer.

À distância, a prefeitura consegue identificar ainda pontos críticos, em que o consumo de energia está maior e locais em que há alguma lâmpada queimada ou fora de funcionamento. Segundo Felipe Fulgêncio, CEO da empresa, "o sistema acaba de chegar ao mercado e as negociações estão a todo vapor no Brasil, Colômbia e Estados Unidos".

Na visão da empresa, este é um dos principais recursos das prefeituras para evitar o pagamento do valor fixado de 11h52 por dia de consumo de energia para a iluminação pública, pois o NOX vai mostrar exatamente o quanto foi consumido naquele dia em todos os pontos da cidade.

Outra solução apresentada na feira, desta vez mais focada nas concessionárias - principal público visitante da feira - está o medidor inteligente para tarifa branca, oferecido pela Eletra, empresa com 20 anos de experiência na fabricação de medidores de energia elétrica. Segundo a lei aprovada pela ANEEL, que passará a ter validade no próximo ano, os consumidores residenciais, comerciais, indústriais e de áreas rurais passarão a contar com três diferentes patamares para a tarifa de energia.

"Nosso medidor de tarifa branca chega ao mercado justamente para atender esta demanda, é a oportunidade das concessionárias adequarem-se à nova lei e conseguirem fazer a cobrança corretamente", explicou João Silva, analista de suporte técnico da empresa.

Para Silva, a Latin American Utility Week é o cenário ideal para lançamentos como este. "Acreditamos muito no potencial deste evento. Mesmo o ano sendo de incertezas em todos os setores econômicos, procuramos investir ainda mais na concepção do nosso stand, que conta com 48m² e seis metros de altura. É aqui onde construimos fortes relacionamentos e geramos bons negócios futuros", destacou.

Para a Eletra, os investimentos este ano não ficaram restritos à participação na feira. Foram injetados 40 milhões na construção de uma nova planta em Fortaleza (CE), que otimizará a produção e aumentará a geração de emprego na região. "A inauguração está prevista para dezembro e por ser uma fábrica vertical, teremos ainda mais velocidade em nossa linha de produção", concluiu o analista.

Parceria entre empresas brasileiras e portuguesa oferece solução inédita para o setor

Ainda durante o primeiro dia da LAUW, três empresas firmaram uma parceria comercial para oferecer às concessionárias ferramentas para gestão integrada da margem regulatória. O acordo foi firmado entre a expositora da feira, Way2 - fornecedora de software e serviços para o setor elétrico - , a companhia portuguesa de tecnologia Tekever e a consultora brasileira WSCA.

“Vamos oferecer uma solução com a qual as concessionárias conseguirão ter à mão, de fato, todas as informações da empresa. Vamos unir a tecnologia de duas empresas com o conhecimento de uma consultoria e entregar uma solução já pronta, diferente das desconexas hoje disponíveis no mercado”, contou Ricardo Grassmann, CEO da Way2.

A LAUW continua até sexta-feira, dia 25 de setembro, com extensa programação de conteúdo e novidades das empresas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, água e gás, gerenciamento de recursos energéticos e hídricos, redes e cidades inteligentes.

Sobre a LAUW Organizado pela Clarion Events, a 13a edição da Latin America Utility Week (LAUW) reunirá as principais empresas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, água e gás, gerenciamento de recursos energéticos e hídricos, redes e cidades inteligentes da América Latina. Paralelamente à LAUW acontece o tradicional Congresso Internacional, com diversos assuntos ligados aos setores relacionados com o evento. Na edição de 2014, o evento atraiu 2.000 profissionais do setor e reuniu 135 congressistas de países da América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul, 82 palestrantes, 52 utilities e mais de 2 mil visitantes. A novidade desta edição será a retomada da premiação de projetos inovadores nas categorias Energy, Metering, Smart Grids, Smart System e Water & Gas. A LAUW acontece de 23 a 25 de setembro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). Mais informações acesse http://www.latin-american-utility-week.com/.

Clarion Events Por mais de 65 anos, a Clarion Events dedica-se à promoção e organização de feiras de negócios, eventos e congressos. Reúne aproximadamente 700 mil pessoas e 12 mil expositores e patrocinadores em mais de 200 eventos realizados ao redor do mundo. A Clarion Events tem presença global – atua em 12 escritórios em 9 países diferentes e está no Brasil desde 2008.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube