Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Setor de Energia - Brasil investirá mais em fontes com altas emissões de gases de efeito estufa

Publicado em 21/09/2015

FONTES: WRI e Agência Brasil

O relatório “Oportunidades e Desafios para Aumentar Sinergias entre as Políticas Climáticas e Energéticas no Brasil” foi divulgado hoje (21) pela organização internacional de pesquisa sobre sustentabilidade, World Resources Institute (WRI).

Segundo o documento, mais de 70% dos investimentos previstos para o setor de energia no país entre 2013 e 2022 devem ser feitos em fontes com altas emissões de gases de efeito estufa (Figura 1).

Investimentos Setor Energético

Ao longo dos anos, do Brasil conseguiu reduzir o desmatamento, diminuindo o impacto da mudança do uso da terra nas emissões de carbono. De 2005 a 2011, a poluição gerada dessa maneira caiu 74%, de acordo com os dados do Ministério da Ciência e Tecnologia citados no relatório. Por outro lado, as emissões do setor de energia cresceram 24% no mesmo período, após terem registrado aumento de 44% na década anterior (de 1995 a 2005).

Para reverter a tendência, os pesquisadores ressaltam a importância de aumentar a eficiência e buscar alternativas como:

Priorizar fontes modernas de energias renováveis, especialmente energia eólica e energia solar, e ao mesmo tempo lidar com os desafios apresentados pelos projetos hidroelétricos de larga-escala.

De acordo com o documento, há grandes oportunidades a serem exploradas nessa área, inclusive na questão do desenvolvimento tecnológico. O estudo sugere com estratégia relevante aumentar a participação das energias eólica e

solar na matriz energética nacional para 30% até 2030, como parte das intenções de contribuições nacionalmente determinadas (INDCs) do Brasil.

Criar incentivos e sistemas para avaliar e aprimorar a eficiência nas indústrias através do uso de métricas de carbono.

Essas medidas incluem a implementação do Mercado Brasileiro de Redução de Emissões, o desenvolvimento de parâmetros de referência baseados em avaliações de ciclo de vida para diferenciar produtos com baixo uso de carbono e produtos com uso intensivo de carbono, o papel do licenciamento ambiental para exigir o aprimoramento dos níveis de eficiência, o papel dos planos governamentais para incentivar a produção e consumo de combustíveis de baixo carbono, e a aceleração da implementação de um sistema de mensuração, relato e verificação (MRV) para emissões de carbono do setor de indústrias.

Obtenha muito mais informações acessando o relatório:

Sumário Executivo (em português)

http://www.wri.org/sites/default/files/bridging-the-gap-energy-climate-pt-es.pdf

Relatório Completo (em inglês)

http://www.wri.org/sites/default/files/bridging-the-gap-energy-climate-brazil_1.pdf

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube