Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

BRDE e Fiep assinam termo de cooperação técnica para fomentar projetos de eficiência energética

Publicado em 11/09/2015

A parceria foi firmada na abertura do Seminário Redução do Custo de Energia -Alternativas para o Setor Industrial, promovido pela FIEP
clique para ampliarclique para ampliarDiretor administrativo do BRDE, Orlando Pessuti, e o presidente da FIEP, Edson Campagnolo (Foto: Agência FIEP)

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinaram nesta quinta-feira (10), em Curitiba, um termo de cooperação técnica para fomentar projetos de eficiência energética no Paraná. A assinatura ocorreu na abertura do seminário “Redução do Custo de Energia – Alternativas para o Setor Industrial”, promovido pela Fiep, que visou o compartilhamento de dinâmicas de redução de custos, novas tecnologias em eficiência energética e busca por soluções em conjunto.

A gerente de Planejamento no BRDE no Paraná, Tatiana Henn, apresentou no evento o programa BRDE energia, um programa de apoio ao financiamento de projetos para a diversificação da matriz energética renovável da Região Sul e a iniciativas de eficiência energética e microgeração distribuída. A cooperação entre FIEP e BRDE visa ampliar a competitividade das indústrias paranaenses.

O BRDE energia conta com repasses de BNDES, Finep, FGTS, BRDE, FCO além de um funding do próprio BRDE no valor de R$ 60 milhões (valor inicial) que será destinado às “lacunas” de ítens de projetos não contemplados por outras linhas de financiamento como equipamentos importados. Entre os diferenciais do programa estão a participação de forma proativa nas políticas públicas associadas e a criação de mecanismos que visem facilitar o acesso a linhas de financiamento, com foco prioritário em empreendimentos de pequeno e médio porte.

Pelo termo de cooperação técnica, o Sistema Fiep orientará os empresários sobre as condições de financiamento previstas no programa BRDE Energia e a documentação necessária para o processo. Também indicará ofertas de serviços técnicos relacionados a eficiência energética que integrarão o dossiê necessário para protocolo dos projetos junto ao BRDE.

O diretor administrativo do BRDE, Orlando Pessuti, comentou que ao longo de toda sua atividade profissional sempre esteve envolvido em questões e projetos de energias renováveis e que o incentivo a energias renováveis e eficiência energética é uma preocupação constante do banco. Destacou também o potencial da abundância em biomassa florestal dos estados do Paraná e Santa Catarina. “Não podemos deixar passar desapercebidas as oportunidades que temos na região, por isso o banco resolveu colocar essa linha em sua carteira”, acrescentou.

Seminário “Redução do Custo de Energia – Alternativas para o Setor Industrial”

O Seminário compartilhou com o setor algumas soluções para redução de consumo e custos em energia como o Mercado Livre de Energia, com a apresentação da empresa Tradener, cases de soluções técnicas e de gestão energética como otimização e integração energética nos processos, linhas de fomento para projetos de solução em energia e o programa PROCOMPI (promovido pelo CNI e Sebrae desenvolvem programa voltado ao aumento da competitividade das micro e pequenas empresas industriais, que também pode focar gestão energética)

Articulação da Rota Estratégica de Energia

Eficiência Energética é uma das temáticas exploradas e defendidas no Roadmapping de Energia para o desenvolvimento da indústria paranaense. O grupo de trabalho que foca a visão de futuro "Modelo de eficiência energética para competitividade" tem atuado no fator crítico “Educação e capacitação da comunidade” formando RH em eficiência energética para atuação dentro das empresas (técnicos e graduação) e no fator crítico “Inovação Tecnológica” com trabalhos para fomento de pesquisas aplicadas e divulgação de processos e produtos com foco em eficiência energética.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube