Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Ônibus a hidrogênio passam a integrar frota paulista

Publicado em 10/07/2015

Três ônibus movidos a hidrogênio foram colocados em circulação no dia 15 de junho, em São Paulo. Juntamente com a entrega dos ônibus foi inaugurada uma estação de produção de hidrogênio para abastecimento dos veículos. 

A novidade, já presente nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha, é desenvolvida com tecnologia brasileira, mediante parceria de diversas empresas, com a coordenação nacional do PnuD, direção do Ministério das Minas e Energia (MME) e recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (FINEP). Segundo o MME, os veículos ajudam a impulsionar o desenvolvimento da nova economia no país.

O projeto teve início em dezembro de 2010, quando o primeiro protótipo passou a ser operado comercialmente no corredor metropolitano São Mateus-Jabaquara (ABD) com resultados positivos. A nova frota, vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, com a coordenação da EMTU/SP, circulará também no trecho Diadema/Morumbi, do Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD).

Tecnologia nacional

O desenvolvimento da tecnologia de veículos de propulsão livre de emissão de poluentes ainda é processo restrito a um grupo seleto de países, que inclui a Alemanha, o Canadá, os Estados Unidos e, agora, o Brasil. Isso coloca o país em uma posição de destaque mundial na área.

Sua principal característica é a eliminação apenas de vapor d’água pelo escapamento, ao invés de poluentes como o óleo diesel.

Os ônibus inaugurados, além da alta tecnologia, representam a preocupação com o meio ambiente e, não por acaso, trazem uma homenagem à fauna brasileira com a estampa de três pássaros nacionais no seu exterior: o Ararajuba, o Sabiá-Laranjeira e o Tuiuiú.

Informação de: Eco Desenvolvimento

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube