Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Relançamento da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel na Câmara dos Deputados

Publicado em 03/06/2015

Sob a presidência do deputado federal Evandro Gussi (PV-SP), foi relançada no dia 01 de junho, em café da manhã na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel. O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli, o secretário-geral, Fabio Trigueirinho, e o assessor econômico da associação, Leonardo Zilio, participaram do evento.

Evandro Gussi relembrou as ações bem-sucedidas de seu antecessor, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), cujo papel na promoção do biodiesel foi reconhecido, também, pelas entidades que atuam no setor, entre elas, a Abiove.

Gussi terá sob a sua responsabilidade legislar em favor de maior participação do biodiesel na matriz energética brasileira, de forma a valorizar esse biocombustível que contribui para reduzir a poluição ambiental e para beneficiar os produtores da agricultura familiar que plantam soja, a principal matéria-prima utilizada na fabricação de biodiesel.

Estão sobre a mesa, em análise pelo governo e dependendo dos esforços dos parlamentares da Frente Mista, opções como o B10 (mistura na proporção de 10% de biodiesel ao diesel mineral), o BX Opcional e o B20 Metropolitano (utilização em frotas de ônibus).

A Abiove, que representa as indústrias processadoras de soja, tem tido um papel ativo na promoção do biodiesel, e trabalha de perto com o governo e a Frente Parlamentar, fornecendo estudos e subsídios técnicos para mostrar a importância do aumento da mistura do biodiesel ao diesel mineral.

A Abiove dedica esforços para o desenvolvimento de mercados de uso autorizativo, como o BX Opcional, demanda que já foi encaminhada ao governo. A intenção seria a de permitir o uso de percentuais maiores de biodiesel, caso que pode se mostrar viável em todas as regiões brasileiras.

Atualmente, a legislação brasileira não permite que percentuais superiores a 7% sejam disponibilizados ao consumidor, embora o biodiesel possa significar redução de preços e, consequentemente, uma possibilidade de refrear regionalmente os altos níveis de inflação.

Países como Argentina e Indonésia já utilizam 10% de biodiesel no diesel consumido. A França, recentemente, elevou para 8% o percentual da mistura.

Informação de: Abiove

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube