Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Empresas do setor elétrico vão investir em áreas estratégicas

Publicado em 29/05/2015

Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, companhias vão se concentrar em atividades que aumentem a segurança energética e reduzam custos.

As empresas federais do setor elétrico deverão concentrar investimentos nas atividades que envolvam a segurança energética e a redução de custos. Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, será este o caminho estratégico do setor a partir de agora.

Esse processo envolverá, inclusive, venda de ativos em algumas atividades. Assim, as empresas podem adquirir “musculatura” para os novos desafios, como a expansão de energia de base (hidrelétricas e térmicas) e linhas de transmissão consideradas estruturantes (que reforçam a interligação entre redes).

Uma das primeiras iniciativas será a venda da Celg Distribuição, de Goiás. “A Celg passa a ser a nossa prioridade para o ano de 2015, do ponto de vista da desmobilização ou desinvestimento do setor público brasileiro”, disse o ministro, em entrevista coletiva após a abertura do 12º Encontro Nacional do Setor Elétrico (Enase), no Rio de Janeiro.

Segundo Braga, o processo de “desinvestimento”, com o objetivo de remanejar recursos para outras áreas, não é exclusivo das distribuidoras ainda federais.

“O que precisamos entender é que isso é uma regra do ajuste (do setor elétrico) que estamos fazendo. Dentro do setor, temos vários investimentos que podem ser desinvestidos porque o governo federal e o capital público já cumpriram o seu papel de indutor da economia e da expansão da infraestrutura e da política social”, afirmou.

Informação de: Portal Brasil

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube