Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Testes da ANFAVEA não apontam empecilhos para mistura de 27,5% de etanol na gasolina

Publicado em 29/04/2015

Estudos adicionais realizados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) concluíram que não há nada que impeça o uso da gasolina com 27,5% de etanol. O relatório produzido pela entidade foi entregue ao Governo Federal no dia 22 de abril, com 85% dos testes realizados até o início do mês, e aponta que não houve alteração significativa nos veículos testados em comparação aos resultados dos testes anteriores.

De acordo com o documento entregue pela ANFAVEA, o aumento de consumo verificado foi da ordem de 1% a 2% em relação à mistura de 25%. A Anfavea conclui que: “com base nos ensaios realizados até o momento, não foram encontradas evidências que impeçam o uso da gasolina com 27,5% de etanol para os veículos aqui avaliados, desde que o combustível comercializado possua as mesmas características daquele enviado pela Petrobras para estes ensaios”.

O “Estudo sobre o Aumento do teor de etanol na gasolina para 27,5%” foi elaborado pela Comissão Interna de Energia e Meio Ambiente (CEMA) da ANFAVEA e foi realizado conjuntamente por sete montadoras, com avaliação do comportamento dos veículos testados sob os aspectos de dirigibilidade; partida a frio e a quente; temperatura do catalizador; emissões e consumo de combustível; durabilidade em campo e testes de bancada.

A avaliação da ANFAVEA constitui-se em importante complemento aos estudos já realizados pela Petrobras/Cenpes, que subsidiaram recente decisão do governo brasileiro em aumentar o teor de etanol anidro na gasolina comercializada no País para 27%. 

De acordo com o cronograma apresentado pela ANFAVEA, três montadoras já concluíram seus testes e as demais devem concluir suas avaliações até a segunda quinzena do mês de junho.

Confira aqui o relatório entregue pela entidade e a apresentação realizada na última reunião do Grupo de Trabalho sobre o tema, na semana passada.

Informação de: Ministério de Minas e Energia

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube