Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

SCGAS aposta no biometano para ampliar a rede para o interior

Publicado em 23/01/2015

A companhia de distribuição de gás de Santa Catarina está participando do primeiro projeto de injeção de biometano na rede de gás no Brasil. O biometano é o biogás tratado para ter o padrão do gás natural distribuído na rede de gás. Como o biogás é de origem renovável e o gás natural é fóssil, a substituição dos combustíveis é essencial para a sustentabilidade do setor de distribuição de gás.

A primeira planta de biometano no país está localizada na cidade de Pomerode, um município de 30 mil habitantes no Vale do Itajaí. A planta, uma parceria das empresas Brasil Clean Energy e Eco Conceitos - subsidiária no Brasil da empresa alemã de tecnologia em biogás Archea, foi inaugurada em setembro passado aproveita os rejeitos de uma granja de suínos para produzir o biometano que será comercializado pela SCGÁS inicialmente em cilindros. Mas a ideia é aproveitar o biometano para ampliar a rede para o interior. Para entender melhor a importância do biometano para a distribuidora, realizamos uma entrevista com o gerente de Tecnologia de Gás da SCGÁS, Ricardo Konishi.

PS. O que motivou a SCGÁS, distribuidora de gás natural do Estado de Santa Catarina a participar da primeira planta de biometano no estado?

RK. A SCGÁS vai participar desse e de outros projetos apenas como interessada na aquisição do biometano gerado, assim que a usina estiver 100% operacional. Inicialmente não participaremos como investidores e ou como sócios das usinas. Temos também o papel de fomentar esse projetos junto ao Governo Catarinense, considerando seu importante aspecto socioambiental e econômico.

PS.  Qual a capacidade total da planta de biometano de Pomerode? Já está em pleno funcionamento?

RK: Quando estiver 100% operacional (produzindo nos volumes e qualidade necessários) a usina terá capacidade de gerar cerca de 2.000 m³/dia de biogás, o que significa 0,11% do que distribuímos hoje ao mercado catarinense.

PS.  Quais as tecnologias usadas para geração de biogás e enriquecimento do biogás em biometano?

RK: A usina está utilizando um biorreator tipo alemão “tropicalizado” (adaptado às condições locais do Brasil). O “upgrading” (aumento da concentração do metano) para biometano é de tecnologia nacional, da empresa catarinense Brasil Clean Energy de Balneário Camboriú.

PS. Qual o nível de competitividade do biometano da planta de Pomerode frente ao preço da molécula e do transporte do gás natural?

RK: Estamos em fase de negociação de preços. Mas acreditamos que deverá ser competitivo com o custo do gás natural. Contudo, temos um ponto importante para ressaltar: os projetos de geração do biometano possuem custos relevantes e creio que o objetivo desses projetos não seja competir em preço com o gás natural importado da Bolívia, que atende hoje ao nosso Estado. O mercado terá que compreender que o biometano é um produto premium, com valores que poderão ser agregados aos negócios das empresas consumidores.

PS. Como foi a recepção dos clientes com relação à iniciativa?

RK: Fizemos apenas contatos preliminares com potenciais clientes. Esses se mostraram bastante receptivos a este novo combustível, considerando o “selo verde” que ele carrega.

PS. Há previsão de novas plantas de biometano no estado?

RK: Existem várias iniciativas e estudos em andamento em Santa Catarina. Estamos avaliando todas as possibilidades que envolvam a aquisição do biometano gerado. Nosso Estado tem grande potencial de geração do produto. Um estudo contratado pela SCGÁS e executado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) indicava um potencial da ordem de 3,0 milhões de m3/dia, de fontes como dejetos animais, aterros sanitários, tratamento de esgoto e efluentes industriais, etc.

PS. A SCGÁS vê o biometano como oportunidade para reduzir a exposição da empresa a um mercado fornecedor de gás natural altamente concentrado?

RK: A SCGÁS acredita que a viabilização dessas iniciativas de biometano poderá servir como  plataforma para a interiorização de suas redes de distribuição em regiões do estado ainda não atendidas pelo gás natural, como também pode ser uma oportunidade de ampliarmos o suprimento do Estado. Atualmente trabalhos com diversas iniciativas para interiorização da oferta do produto, os projetos de biometano podem nos ajudar a acelerar essas ações.

PS. Quais os principais desafios para a ampliação da fração do biometano na rede?

RK: Os principais desafios são: a consolidação de um marco regulatório para o setor - a ANP deverá publicar uma resolução sobre a qualidade do biometano ainda no primeiro trimestre de 2015; linhas de financiamentos com juros atrativos para o setor; e benefícios fiscais para a cadeia do biogás/biometano, neste primeiro momento, para melhorar a viabilidade dos projetos.

Informação de: Página Sustentável

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube