Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Plano projeta aumento no uso residencial de energia solar até 2050

Publicado em 07/01/2015

O gasto de energia elétrica para aquecimento de água em residências no País deve cair nas próximas décadas com a substituição dos chuveiros elétricos por aquecedores solares. A previsão é que em 2050, 24% do aquecimento de água dos domicílios seja feito usando o calor do sol, contra os atuais 5%. Com isso, o uso de eletricidade para esse fim cairá de 88%, em 2013, para 38% em 2050, liberando essa energia para outros usos. Os dados constam nos estudos econômicos e de demanda para o Plano Nacional de Energia (PNE) 2050, que está em debate.

Com maior uso da energia térmica solar, em 2050 deixarão de ser consumidos da rede elétrica perto de 8.604 Gigawatts/hora (GWh) , o que significa evitar a instalação de cerca de 2 GW do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que equivale aproximadamente  a metade do consumido na cidade do Rio de Janeiro em 2013.

O documento projeta que até 2050 cerca de 20% dos domicílios usarão o calor do sol para aquecer água, com a instalação de aproximadamente 250 m² de painéis de aquecimento solar para cada 1.000 habitantes. Até 2030, a disseminação do aquecimento solar nas residências já permitirá, projeta o PNE 2050, que se evite um consumo próximo de 4.465 GWh.

O uso do sol para gerar energia elétrica (ou a geração solar fotovoltaica) nas residências também deverá crescer. A projeção é que com a instalação de placas para captar a luz solar nos domicílios, 13% da carga do segmento residencial será atendida por essa energia. São aproximadamente 15 milhões de domicílios com a tecnologia, ou 18% do total potencial.

Crescimento do uso de energia para climatização e entretenimento

Para os estudos sobre a demanda de energia no cenário até 2050, o PNE aponta que o consumo de energia elétrica pelas residências quase triplicará, passando de 125.000 GWh em 2013, para 345.000 GWh  em 2050, o que representa um crescimento anual de 2,8%.

Com o aumento da renda da população, cresce a participação de equipamentos para climatização e entretenimento no uso da eletricidade pelos lares.  O consumo de energia elétrica para manter funcionando refrigeradores – atualmente os maiores responsáveis pelo consumo de eletricidade de uma residência, com 24% de toda a energia elétrica consumida em um lar – cairá para a terceira posição. O consumo de energia para alimentar os climatizadores será aproximadamente de 35% do total, em 2050 (atualmente eles consomem 23% da eletricidade residencial), e os equipamentos de entretenimento serão responsáveis por 26% do consumo de um lar, partindo dos atuais 15%.

O PNE 2050 é um documento que serve ao planejamento estratégico nacional, possibilitando visualizar o incremento da oferta de energia nesse horizonte, mediante estudos de cenários socioeconômicos e de demanda de energia e, bem assim, avaliar as ações e políticas para garantir a segurança e a qualidade do suprimento energético ao longo prazo.

Confira aqui os estudos econômicos e de demanda do PNE 2050.

Informação de: Portal Brasil

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube