Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Copel - Produção de gás para gerar energia elétrica

Publicado em 24/09/2014

A Copel deu início no dia 18 de setembro, ao seu projeto de ter gás natural de produção própria para prioritariamente gerar energia elétrica por meio de termelétricas. A nova empresa detém quatro blocos exploratórios de gás natural no estado do Paraná, que foram arrematados por R$ 10 milhões na 12ª rodada de licitações, realizada no ano passado. O investimento inicial é de R$ 80 milhões.
A companhia atuará por meio da Paraná Gás Exploração e Produção onde detém 30% de participação em sociedade à Petra Energia (30%), Bayar Empreendimentos (30%) e Tucumann Engenharia (10%). De acordo com o diretor da empresa recém criada, José Marques Filho, que atua na Copel como assistente da diretoria de desenvolvimento de negócios, a estatal tem a prioridade na aquisição do energético a ser produzido. “A prioridade é para a geração de energia elétrica”, revelou ele.
Apesar desse posicionamento, a companhia ainda avalia outros usos do insumo. Marques Filho explica que o gás natural nos blocos que serão explorados é do tipo convencional e se trata de um produto fino, que é utilizado como insumo para a produção de fertilizantes. Esse poderá ser um outro caminho para a produção futura. Além disso, 80% da Compagás, distribuidora de gás natural no estado, pertence à Copel.
Ainda dentro do segmento de gás natural, ele não descartou a possibilidade de a nova empresa ser fornecedora de gás natural para usinas térmicas de terceiros. Além de abastecer as usinas próprias também.
O início das atividades se dará pelos blocos 300 e 309, na região dos municípios de Pitanga e Pato Branco. Há ainda outros dois blocos que ainda não tiveram o contrato de concessão assinados, os de números 321 e 308, fato que deverá ocorrer ainda este ano. O diretor da SPE diz que a partir de agora são quatro anos para a prospecção. Mas, admitiu que em dois anos, a depender da evolução das pesquisas, pode ser que já consigam iniciar a produção. Contudo, ele prefere não indicar um volume inicial de gás que pode ser retirado das áreas da empresa. “Primeiro precisamos achar o gás e ver o volume da produção que será economicamente viável. Depois veremos a destinação”, acrescentou ele.
Apesar do pé no chão, a sociedade acredita ser bem sucedida naquela região. Marques filho lembra que já foram feitos mais de 120 furos e análises sísmicas na região de concessão ao longo de 5 décadas. A Paraná Gás refez as análises e a conclusão, classificou ele, é interessante para o futuro. “Achamos com base em nossas avaliações que existem perspectivas promissoras”, resumiu.
 
Informação de: Canal Energia
 
 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube