Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Nova usina de biogás transformará lixo de 20 municípios em energia

Publicado em 20/08/2014

Uma das soluções ambientalmente corretas para os resíduos sólidos é a transformação em biogás. A Estre, proprietária do aterro de Guatapará, inaugurou na quarta-feira, 13 de agosto, uma usina de geração de energia a partir do biogás. O local recebe lixo de 20 municípios da região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Com investimentos de R$ 15 milhões, a usina terá capacidade de produzir 4,2 megawatts por hora, o suficiente para abastecer 18 mil pessoas. A energia é gerada a partir da combustão de gases emitidos na decomposição de lixo orgânico.
 
O diretor de energia e novos negócios da Estre, Alexandre Alvim, informou  que a usina está funcionando desde maio e que 80% da energia produzida já foi vendida – por três anos – para uma empresa que comercializa alimentos. “Temos ainda 20% da nossa produção à venda para parcerias em curto prazo.”
 
Alvim afirmou também que a Estre projeta expandir a estrutura de Guatapará para 10 megawatts por hora e também construir mais nove usinas em seus outros aterros para produzir 100 megawatts/hora. O investimento previsto é de R$ 300 milhões e os locais estão sendo definidos entre as 23 unidades da empresa. A Estre associou-se à portuguesa Enc Energy, que já tem usinas de biogás na Europa. Além de participarem com 10% do investimento, os portugueses também forneceram a tecnologia e o modelo de exploração do biogás.
 
Como funciona?
 
A energia de Guatapará é obtida a partir da decomposição do lixo orgânico, que equivale a 55% dos dois milhões de toneladas de resíduos armazenados no aterro. Por dia, o local recebe 2.400 toneladas de lixo. O gás, composto na sua maioria por metano, é captado, passa por um filtro e entra em três motores que fazem a conversão para a energia. A energia é enviada a uma subestação em Pradópolis e distribuída. “Com a rede interligada poderemos fornecer para clientes distantes”, conclui Alvim. 
 
No início deste mês, o portal EcoD mostrou aproveitamento do biogás deve ganhar fôlego a partir de 31 de outubro, quando acontece o primeiro leilão de energia de reserva com possibilidade de compra desta fonte. Segundo especialistas, o potencial de geração com biogás chega a 2 mil megawatts (MW).
 
Informação de: Tn Sustentável
 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube