Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Governo estuda passar mais áreas do pré-sal à Petrobras

Publicado em 08/07/2014

Modelo semelhante foi adotado para a produção de quatro áreas da Bacia de Santos - Búzios, Florim, Nordeste de Tupi e Entorno de Iara.

Uma nova contratação direta da Petrobras pela União para produzir no pré-sal está em estudo pelo governo. Modelo semelhante foi adotado para a produção de quatro áreas da Bacia de Santos - Búzios, Florim, Nordeste de Tupi e Entorno de Iara - anunciado em 24 de junho. O broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, apurou que está em análise agora repetir o modelo em áreas remanescentes do Entorno de Iara, que hoje estão com a União.

Para garantir a capacidade financeira para assumir novas áreas, a Petrobras, que amarga um elevado endividamento, poderia recorrer a financiamento de companhias e bancos de fomento chineses. A alternativa ainda não está fechada, mas faz parte das possibilidades avaliadas.

Essas áreas que extrapolam os limites do Entorno de Iara estão com a União e não chegaram a ser incluídas em licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Atualmente, são duas as possibilidades de contratação das reservas do pré-sal em estudo: por meio da licitação, que geraria um contrato de partilha em que parte da produção vai para a Petrobras e sócios e a outra para a União; ou por meio de contratação direta.

A visão do governo é que essa última opção poderia potencializar a estatal, à medida que aumenta as suas possibilidades de produção. Com isso, a empresa ficaria mais robusta para conseguir obter linhas diferentes de financiamento para a expansão de seus negócios. Uma alternativa que tem sido vista com bons olhos para custear investimentos em projetos no pré-sal seria recorrer a bancos e estatais de petróleo chinesas, que receberiam participação no óleo produzido.

"Em qualquer lugar do mundo, a assimilação de reservas é tida como uma boa notícia, que fortalece o caixa da companhia", diz a fonte, que não vê, por isso, dificuldade de a estatal custear os projetos no pré-sal. "O que a Petrobras fará para liberar o seu caixa é um desafio para a empresa. Mas, certamente, ela saberá o que fazer", complementa. Procurada, a Petrobras não se pronunciou sobre o caso.

A opção por uma cessão onerosa, em que a Petrobras é capitalizada pelo seu sócio majoritário, o governo, para ressarci-lo pelas reservas, já está descartada, segundo a fonte. A cessão onerosa foi utilizada para que a Petrobras adquirisse o direito de produzir 5 bilhões de barris de óleo equivalentes (boe) no pré-sal nas mesmas quatro áreas. No dia 24 de junho, a produção do volume excedente dessas áreas já foi alvo de contratação direta da Petrobras pela União.

Em junho, a agência reguladora autorizou o adiamento do processo de exploração do Entorno de Iara por cerca de quatro meses. A medida estabeleceu que a Petrobras terá até 31 de dezembro para declarar a comercialidade da área. Dessa forma, há convergência entre os estudos de Iara e seu Entorno, fundamental para o entendimento dos limites das reservas. Será a partir dessas informações que o governo poderá definir exatamente a forma de contratação para as áreas remanescentes.

A maior parte da área de Iara, localizada a 300 km ao sul do Rio integra o bloco BM-S-11, da segunda rodada da ANP, realizada em 2000. A descoberta do óleo só aconteceu em 2008 e no período exploratório, parte do bloco foi devolvido à ANP pelo consórcio vencedor, formado por Petrobras (65%), Galp (10%) e BG (25%). O bloco foi, então, dividido em dois (Tupi e Iara) e na região entre os dois blocos está situado o Entorno de Iara e as áreas remanescentes.

Informação de: Gazeta do Povo

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube