Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

JBS faz primeira exportação de biodiesel de sebo do Brasil

Publicado em 01/07/2014

Empresa tem a maior plataforma verticalizada de produção de biodiesel de sebo bovino do mundo.

A JBS saiu à frente e concluiu em maio a primeira exportação de biodiesel de sebo bovino do Brasil. A companhia exportou 6 mil toneladas do produto, o que equivale a 6,7 milhões de litros de biodiesel, devidamente homologado pelo Certificado Internacional de Carbono e Sustentabilidade (ISCC, na sigla em inglês). O negócio foi fechado diretamente com o cliente final, a empresa holandesa Argos, maior distribuidora independente de combustíveis do norte da Europa.

O combustível comercializado pela JBS será utilizado diretamente na mistura com o diesel convencional, distribuído pela Argos a seus clientes. “Essa foi a primeira exportação de biodiesel da JBS e representa uma grande oportunidade de negócio para nosso produto, já que abre a possibilidade de ampliarmos nossa base de clientes. Acreditamos que o mercado externo será cada vez mais importante, visto que nosso produto possui um diferencial de sustentabilidade cada vez mais exigido por clientes estrangeiros, especialmente da Comunidade Europeia”, afirma Alexandre Pereira, diretor de biodiesel da JBS.

“Devido às diretrizes criadas pelos governos dos países europeus, o mercado de energia viu um aumento da demanda por biocombustíveis sustentáveis e devidamente certificados. Ao longo dos últimos sete anos a importância dos biocombustíveis sustentáveis vem aumentando significativamente, portanto a estratégia em originar produtos em vários países garante à Argos a flexibilidade de obter os mais sustentáveis produtos para sua mistura. Por isso a empresa desenvolve cada vez mais parcerias com fornecedores que têm como diretriz manter a sustentabilidade na sua cadeia produtiva, como é o caso da JBS”, afirma Manfred Wefers da Argos.

O sebo bovino é a segunda matéria-prima mais utilizada no Brasil para a produção de biodiesel. Sozinho, o sebo representa cerca de 20% do biodiesel produzido no país e é considerado uma das melhores fontes, pois retira do meio ambiente um produto que era considerado até então resíduo da indústria frigorífica e o transforma em um combustível limpo.

A JBS é a maior produtora verticalizada de biodiesel de sebo do mundo. Com uma capacidade para produzir anualmente 200 milhões de litros, a companhia é pioneira na produção do combustível à base de gordura animal, com sua unidade de industrialização instalada em Lins, no interior de São Paulo.

O biodiesel de sebo da JBS foi o primeiro a ser certificado pela ISO 9001, é o único com o selo da ISCC e é atestado por um laboratório próprio, o primeiro do país credenciado pelo Inmetro com a ISO 17025 para biodiesel.

Informação de: Diário do Comércio

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube