Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Por uma Política de Estado para o Gás Natural

Publicado em 05/06/2014

O gás natural será o recurso energético cuja produção mais crescerá nos próximos dez anos. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, a produção líquida potencial de gás natural no País pode triplicar, saltando de 59 para 150 milhões de m3/dia entre 2013 e 2022. Com os 30 milhões de m3/dia importados da Bolívia e os 41 milhões de m3/dia via terminais de gaseificação de gás natural liquefeito (GNL), vislumbra-se um mercado total de 200 milhões de m3/dia em 2022.
A oferta de gás natural para geração de energia é importante porque termelétricas a gás natural: a) podem ser instaladas perto dos centros de carga; b) dão ampla flexibilidade operacional; c) estão entre as termelétricas de menor custo operacional e, portanto, mais alinhadas aos novos procedimentos operativos que vêm intensificando o acionamento de termelétricas.

Há dois anos a Petrobras vem argumentando não poder assegurar contratos de fornecimento de gás natural para terceiros (embora seu Plano Estratégico preveja três novas termelétricas de sua propriedade). As razões alegadas seriam a impossibilidade de prover contratos de suprimento para todos os empreendedores interessados em participar dos leilões de energia e a dificuldade de comprovar reservas para honrar contratos de 20 anos.
Ambas as questões poderiam ser facilmente resolvidas. Uma sistemática de leilão poderia ser adotada para limitar a oferta de termelétricas ao volume de gás disponibilizado. Quanto à questão da comprovação de lastro, é preciso ajustar a regulamentação da Agência Nacional de Petróleo para algo mais condizente com as práticas do setor de óleo e gás, no qual novos poços são agregados à medida que se tornam necessários.

É também crucial rever a precificação do gás natural. Atualmente, os preços do gás são definidos com base em preços internacionais como se o mesmo fosse commodity global. Mas menos de um terço do gás natural mundial é comercializado internacionalmente: a maior parte é comercializada regionalmente em países interligados por gasodutos e apenas uma pequena fração é comercializada globalmente na forma de GNL.
Apesar disso, a Petrobras insiste em precificar o gás com base no preço do GNL somado aos custos de transporte até o Brasil e de regaseificação. Este arranjo tão conveniente para a Petrobras e que lhe assegura altas margens não é compatível com as condições de oferta e demanda local, principalmente para contratos de fornecimento com compromissos de take-or-pay. O Conselho Nacional de Política Energética precisa tomar as rédeas e definir uma política de Estado para o gás natural. O País não pode mais ficar a mercê de decisões de uma única empresa.

Informação de: Instituto Acende Brasil

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube