Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Brasil e EUA são novas estrelas do mercado energético, diz economista-chefe da AIE

Publicado em 22/01/2014

O mundo vai assistir a uma mudança radical de atores no setor energético nos próximos anos, com exportadores tradicionais no Oriente Médio se transformando em grandes consumidores e antigos consumidores se tornando em exportadores, previu Fatih Birol, economista-chefe da Agência International de Energia (AIE), num dos primeiros debates no Fórum Econômico Mundial de Davos. E segundo ele as duas novas estrelas deste mercado serão Estados Unidos e Brasil.

- Se fosse um teatro, eu diria que o papel dos atores de energia está sendo reescrito, com os Estados Unidos e o Brasil se tornando importantes exportadores - disse Birol.

Nos cálculos da AIE, o Brasil vai se tornar um "exportador significativo" já em 2015. E os Estados Unidos serão os grandes vencedores, ficando totalmente independentes em termos energéticos.

Isso, disse Birol, terá não apenas consequência para a competividade de várias empresas, como vai mexer com a geopolítica da energia.

- Europa e Japão vão ser os grandes perdedores (dessa mudança) se não mudarem suas políticas. A Europa enfrenta um grande problema de investimento em energia. O preço do gás na Europa é 300 vezes maior do que nos Estados Unidos. A Europa esqueceu da competitividade -disse Birol.

Mais de 30 milhões de Europeus são empregados em setores como petroquimicos, que vão perder, alertou o economista da AIE.

Maria das Graças Foster, presidente da Petrobrás, confirmou que vai apresentar os resultados da empresa dentro de 14 dias e se negou a falar agora de metas de produção.

- Não tenho o que falar agora - disse.

Durante o debate, ela disse que as mudanças na geopolítica do setor energético no mundo são uma " motivação " para o Brasil. E falou do desafio que isso representa para o país, que vai investir US$ 236 billion em energia nos próximos 5 anos.

- É impressionante em números. Mas é nossa principal motivação. As mudanças na geopolítica da energia estão acontecendo muito rápido. Noventa e cinco por cento do nosso investimento está localizado no Brasil. O crescimento da demanda de petroleo é resultado da impressionante transformação social no Brasil, com inclusão social. É o processo irreversível - disse Foster.

A presidente da Petrobrás disse ainda que etanol não é prioridade para a empresa. Em 2020, segundo ela, o Brasil vai dobrar a produção de petróleo. Em 2035, 6 milhões de barris por dia serão produzidos no Brasil, não apenas pela Petrobrás mas também por seus vários parceiros estrangeiros. Sobre os custos, Foster assegurou:

- Somos competitivos - disse, comparando com os Estados Unidos e com o Canada.

Ichita Yamamoto, ministro das Ciências e Tecnologia do Japão, disse que seu país está estudando novas políticas energéticas. Mas avisou:

- Vamos reduzir o uso de energia nuclear, mas não vamos acabar com ela -disse.

O desastre nuclear em Fukushima, segundo ele, foi um "trágico alarme" para o Japão.

 

Informação de: Eco Finanças

 

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube