Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

UFSCar inaugura dois novos laboratórios de Biocombustíveis e Filtros

Publicado em 09/01/2014

A UFSCar inaugurou no dia 09 de dezembro de 2013 dois laboratórios - o de Biocombustíveis e o de Filtros - no Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM), do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa). Os objetivos são o de atender lacunas e demandas tecnológicas do mercado, e inseriro ensino, a pesquisa e a extensão na busca de soluções aos inúmeros desafios tecnológicos do Brasil.

Entre investimentos diretos e indiretos foram empregados mais de R$ 1,8 milhões na construção dos espaços, que irão sediar o desenvolvimento de pesquisas, inovação e serviços tecnológicos para produção e disseminação do conhecimento.

Na área de Biocombustíveis serão desenvolvidos produtos e processos, pesquisas para avaliação da qualidade de produtos comercializados no Brasil, e também metodologias de caracterização e controle de qualidade, além de outros tipos de avaliação, como o da compatibilidade e da corrosividade dos biocombustíveis e suas misturas frente a diferentes materiais. Pesquisas sobre o desenvolvimento de misturas de biocombustíveis e combustíveis de origem fóssil, dentre outros, também serão realizadas nesse local.

Já o novo Laboratório de Filtros deve sediar pesquisas para o desenvolvimento de projetos e processos de fabricação de filtros de água para uso humano, além de ensaios para certificação desses produtos no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), para que possam ser comercializados.

Devido a multidisciplinaridade do tema, estudantes de graduação e pós-graduação de diversos departamentos, como Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Química, Física e Biologia, dentre outros, poderão compartilhar da infraestrutura dos novos laboratórios, que complementam a estrutura dos demais Laboratórios da Unidade de Combustíveis e Metais/Cerâmica do CCDM. Essa estrutura promove ainda mais os esforços da UFSCar na inserção do ensino, pesquisa e extensão na busca de soluções aos inúmeros desafios tecnológicos do país.

Todos estão convidados para a inauguração, que acontece às 9 horas. Estarão presentes Glaucius Oliva, Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Deputado Federal Newton Lima.

Informação de: UFSCar

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube