Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

FINEP agiliza análise de projetos de inovação e tecnologias sustentáveis

Publicado em 16/09/2013

Segundo o diretor Executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Eduardo Leão de Sousa, a iniciativa vai beneficiar fortemente os projetos de geração de energia e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis voltadas para o setor sucroenergético. Segundo Sousa, a redução dos prazos de análise é drástica, o que deve incentivar empresas a inscreverem mais projetos.
"O processo como um todo se torna mais simples e objetivo, ajudando a superar alguns entraves que poderiam impedir o desenvolvimento de projetos, além de adiantar os requerimentos de financiamento e a solicitação de recursos,” explica.
Apenas 24 horas após a introdução do "FINEP 30 Dias, 90 empresas já haviam acessado o formulário digital. Segundo a FINEP, quatro companhias, sendo duas da área de energia e duas ligadas ao agronegócio, já completaram o pedido de financiamento e em 30 dias terão a avaliação e o enquadramento dos projetos finalizados.
O "FINEP 30 Dias" é baseado em uma comparação com a média do setor no qual a empresa solicitante está inserida, adotando-se como referência os dados publicados pela Pesquisa de Inovação (PINTEC), que avalia diversos setores empresariais e constrói indicadores. A PINTEC é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com apoio da FINEP e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
  
A partir destas informações é feita a análise financeira, com o diagnóstico de risco de crédito e a avaliação técnica, que inclui o mérito, as incertezas e os riscos da inovação.
Para encaminhar os projetos, é preciso acessar o site da FINEP e preencher um formulário dividido em dois grandes temas: o Formulário Empresa e o Formulário Projeto. O primeiro contém informações necessárias à análise retrospectiva da empresa, e o segundo, à analise prospectiva, que inclui detalhes do projeto.
Os 30 dias da primeira fase começam a contar quando a FINEP recebe os dois formulários preenchidos e terminam no momento em que as condições financeiras e de contratação são informadas aos interessados.
Informação de: Unica; TN Sustentável

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube