Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Dejetos transformados em biogás geram economia para indústria de Santa Catarina

Publicado em 14/08/2013

O descarte dos dejetos suínos sempre foi problema para os produtores, principalmente no Oeste catarinense, por causa da dificuldade em dar um destino seguro ao material. Mas para a empresa Aurora a questão está resolvida e ainda gera economia. Biodigestores transformam os resíduos em gás, que é utilizado para retirar o resto de pelos de suínos no frigorífico.

Desde 2007 a fábrica de Chapecó instalou os equipamentos nas duas granjas de suínos que possui na cidade. O gás produzido pelos 5 mil animais é canalizado e levado à unidade frigorífica situada no bairro Efapi, que abate 4,5 mil suínos por dia. Da fermentação do estrume são produzidos 20 mil quilos de gás por mês, o que representa 70% do consumo da unidade.

De acordo com a engenheira sanitarista Luciana Frassetto de Campos Breda, da Aurora, além da economia no frigorífico, a iniciativa melhorou o ambiente de trabalho para os funcionários da granja, com a redução do cheiro e das moscas.

"Eliminamos um problema e reduzimos o custo do gás", destaca a engenheira.

Ela lembra que, além de não poluir, o projeto substitui uma energia fóssil - o GLP (popular gás de cozinha) - pelo biogás, que é renovável. 

Santa Catarina está numa posição privilegiada quando o assunto é produção de carne suína, segundo o diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne), Ricardo Gouvêa. Segundo ele, o Estado é o maior produtor e exportador do Brasil.

Informação de: Diário Catarinense

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube