Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Lenha ecológica a partir de resíduos agrícolas

Publicado em 07/08/2013

Chamada de briquetagem, esta tecnologia será apresentada pela Embrapa Bioenergia na Renex South America, de 27 a 29 de novembro, em Porto Alegre.

Lenha a partir de resíduos agrícolas. Essa é a novidade que será exposta ao vivo partir de diversas matérias-primas durante a Renex South America, feira de energias renováveis que terá sua primeira edição em novembro, em Porto Alegre (RS). Com o objetivo de substituir o carvão e madeira, os briquetes são produtos obtidos a partir de diversas matérias-primas como serragem de pinus e de eucalipto, sabugo de milho, bagaço de cana-de-açúcar, soca de algodão e outros. 
Conforme dados da Embrapa, a agricultura gera grande quantidade de resíduos e nem sempre eles são bem aproveitados. Podemos usar como exemplo a casca de arroz. Em 2010 havia cerca de 1 milhão de toneladas de casca de arroz sem utilidade definida em todo o Brasil. Uma forma de aproveitar a casca de arroz e a energia que ela contém é transformá-la em briquetes que poderão substituir lenha e carvão vegetal em muitas aplicações. Essa espécie de “lenha ecológica” pode ser usada em residências, em indústrias, em olarias, cerâmicas, fábricas de alimentos ou de produtos químicos, etc.

Um estudo de 2012 apontou que no país 14% das indústrias produzem briquetes a partir de casca de arroz e a mesma porcentagem utiliza serragem e resíduos de madeira.

“A participação em uma Feira do porte da Renex é muito importante para a Embrapa, pois permite apresentar e promover projetos de pesquisa, produtos e tecnologias para públicos diversificados”, destaca José Manuel Cabral, Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia. Ao mesmo tempo, a feira permitirá conhecer e fazer contatos com outras empresas que atuam nas áreas em que a unidade já atua ou pretende atuar.

Informação de: Embrapa Agroenergia

 

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube