Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Programa de biogás catarinense é apresentado à Agência Nacional do Petróleo

Publicado em 10/07/2013

A SCGÁS apresentou, no final do mês de junho, à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) seu programa de biogás/biometano. O encontro, realizado no Rio de Janeiro, teve também o objetivo de conhecer as exigências para operação da distribuição do produto através da rede da companhia.

Santa Catarina tem o potencial de gerar cerca de 3.000.000m³ por dia de biometano através de aterros sanitários e dejetos de animais, mais de uma vez e meia do que é distribuído hoje no Estado. O programa da SCGÁS contempla o aproveitamento de dejetos suínos em Concórdia e Braço do Norte e de um aterro na região da Grande Florianópolis.

A ANP caberá o estudo das características físico-químicas do biogás gerado e a regulação das exigências para que o produto seja distribuído em rede como o gás natural. O Superintendente de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus derivados e Gás Natural da ANP, José Cesário Cecchi, afirmou que a agência será um facilitador para o programa. "Não iremos criar barreiras para que o mercado se desenvolva", citou Cecchi.

"Hoje Santa Catarina exporta carne suína para diversos países. Com o advento do biometano a carne receberá um certificado verde que certamente valorizará o produto e permitirá a ampliação da produção", frisou Monte.

Com o objetivo de operar a partir de 2015 com o biometano gerado através de um aterro sanitário, a SCGÁS terá que fazer importante investimento para captar esse gás distante a 15 km de sua rede de distribuição. "Serão investimentos de aproximadamente R$8 milhões em apenas um dos projetos, quando ampliaremos nossa rede até o ponto de injeção do gás que será dentro do aterro," informa o Gerente de Tecnologia da Companhia, Fernando Margaria.

Ficou acordado no encontro que técnicos da ANP visitarão Santa Catarina para conhecer as ações desenvolvidas pela SCGÁS. A agenda incluirá a visita à sede da BRF e ao laboratório de biogás da Embrapa em Concórdia, a produtores rurais das regiões Oeste e do Sul do Estado e ao aterro sanitário de Biguaçu.

A continuidade da agenda de implantação do programa de biogás/biometano no Estado incluirá também a apresentação das ações em desenvolvimento à Agência Reguladora do Estado de Santa Catarina (AGESC), entidade que fiscaliza e controla o serviço público de distribuição de gás.

Informação de: Petro & Gás

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube