Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

II Semana de Óleo, Gás e Energia promete movimentar setor no Paraná

Publicado em 01/07/2013

Evento, que está em sua segunda edição, será oportunidade para micro e pequenas empresas fecharem negócios com grandes corporações do setor.

Estão abertas, a partir do dia 15 de junho, as inscrições para a II Semana de Óleo, Gás e Energia do Paraná, que vai acontecer entre os dias 12 e 15 de agosto. O evento é organizado pela Associação das Empresas Fornecedoras da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia do Estado (Redepetro PR), em parceria com o Sebrae/PR e a Petrobras.

Podem participar micro e pequenas empresas dispostas a se tornarem fornecedoras de grandes companhias. Já confirmaram presença nesta edição corporações, como Compagás, Transpetro e Klabin. As inscrições terminam no dia 31 de julho.

Durante quatro dias, empresários poderão participar da programação, que conta com rodadas de negócios, workshops e seminários. O consultor do Sebrae/PR, Gilberto Keserle, explica que o evento vai gerar novas oportunidades para as micro e pequenas empresas. “Muitas acham que não têm porte para trabalhar com grandes companhias, mas isso não é verdade. Para estarem aptas, basta se qualificarem e nós oferecemos essas oportunidades por meio de cursos, consultorias e oficinas. Trata-se de um setor em franca expansão no Brasil, com investimentos altíssimos. Esse é o momento de se preparar para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece”, aponta.

Mas não são apenas os empresários de micro e pequenas empresas que saem ganhando. Uma exigência da Agência Nacional de Petróleo (ANP) determina que cerca de 70% dos contratos de grandes companhias devem ser fechados com parceiros nacionais. Keserle conta que as ‘gigantes’ do setor têm dificuldade para encontrar fornecedores de qualidade.

“É necessário cumprir uma série de exigências nas áreas de segurança, gestão, meio ambiente e saúde para fechar contrato com companhias de grande porte. Nós damos suporte para ajudar os empresários a se adequarem e cumprirem essas questões burocráticas”, explica.

A primeira edição da Semana de Óleo, Gás e Energia do Paraná, realizada no ano passado, contou com a participação de 150 empresas fornecedoras e 22 corporações do setor de óleo, gás e energia, as chamadas empresas-âncoras. Para 2013, a previsão é aumentar esses números.

O presidente da Redepetro PR, Valdemiro Kreusch Júnior, declara que a novidade deste ano será a realização de um seminário de crédito, que trará representantes do setor bancário para apresentar linhas de financiamento específicas para as empresas do segmento. “Os fornecedores trabalham com alto volume para serem clientes das grandes empresas, isso encarece a produção. O mercado exige capital e, para poderem se adequar, as pequenas empresas precisam de crédito”, pontua.

Na edição passada, mais de R$ 10 milhões foram fechados durante a rodada de negócios. As inscrições custam R$ 300 e podem ser feitas no site redepetropr.wix.com/redepetro.

Serviço:
Data: 12, 13, 14 e 15 de agosto
Inscrições: 15 junho a 31 de julho
Local: Centro de Exposições Inácio Coimbra – Fiep. Avenida Comendador Franco, no 1.341 – Curitiba – PR

Informação de: Sebrae/PR 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube