Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Libra - Maior descoberta de petróleo

Publicado em 28/05/2013

O prospecto de Libra, escolhido para abrir a licitação do pré-sal em outubro, é a maior descoberta de petróleo na história do país. A frase é de Magda Chambriard, diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP).

O volume esperado para o campo, localizado na Bacia de Santos, é entre 26 e 42 bilhões de barris por dia, com um volume recuperável de 30%, algo em torno de 8 a 12 bilhões de barris por dia. 

Apesar da cautela sobre a data do edital de licitação, Magda estimou que a divulgação do edital deve sair logo. De quebra, adiantou que a licitação ocorrerá em Brasília. 'É para facilitar a agenda presidencial', explicou a diretora. 

A área do prospecto é de 1500 km2 e a Petrobras terá uma participação de 30% na licitação, ficando o consórcio vencedor com os outros 70%. Para ter direito à sua parte, a estatal terá de pagar a oferta vencedora.

Se a estatal quiser uma participação maior nos lucros do novo campo, Magda foi incisiva quanto às ações que devem ser tomadas:

" A Petrobras, se quiser uma participação maior, terá de entrar em um dos consórcios", finalizou, comparando Libra a cinco Campos de Marlin, em termos de produção. "É um momento grandioso, e o país tem que aproveitá-lo", festejou.  

Outra, só daqui a dois anos

Diante do tamanho da descoberta desta semana, a diretora-geral da ANP deixou claro que não haverá licitações de áreas do pré-sal com tanta frequência. Segundo Magda, será “no mínimo em 2015”, estimando assim que haverá uma espera de dois anos para a próxima licitação. 

Antecipação

O Diário Oficial da União publica nesta quinta-feira a portaria do Conselho Nacional de Política Energética que autoriza a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a promover, em outubro, a primeira rodada de licitações sob o regime de partilha de produção na área do pré-sal. "Não poderíamos esperar até novembro", brincou a diretora-geral da ANP, Magda Chambriand, visivelmente animada com a descoberta.

Com isso, o governo antecipou o leilão para um mês antes do previsto.Segundo a portaria, será ofertada, exclusivamente, a área do 'prospecto' de Libra, que se localiza na Bacia de Santos e foi descoberta pelo poço 2-ANP-0002A-RJS.

O poço Libra situa-se a 183 km da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d´água de 1.964 metros. A região tem até cerca de 15 bilhões de barris de petróleo recuperável, segundo a ANP.

Informação de: Jornal do Brasil

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube