Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Desafios atuais da engenharia para produção de petróleo e gás

Publicado em 15/05/2013

O rápido crescimento econômico nos BRICs ? Brasil, Rússia, Índia e China ? faz com que o mundo tenha que produzir cada vez mais energia. Estima-se que a demanda de energia primária total em 2035 será 50% maior do que a atual.
Um dos maiores desafios atuais da engenharia é o aumento da produção de petróleo e gás e o transporte dessas fontes de energia com segurança. As palavras são de Shuji Aihara, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade de Tóquio.
  
Segundo ele, o transporte em massa entre os países é fundamental para manter as atividades econômicas mundiais. Para dar conta dessa demanda, uma grande variedade de estruturas, como dutos de transporte, navios e plataformas em alto-mar tem sido desenvolvida e construída nos últimos anos. O grupo de pesquisa que o cientista coordena investiga tecnologias e formas de fazer com que essas estruturas sejam mais seguras, tanto para o homem como para o meio ambiente.
O objetivo é diminuir as chances de que ocorram desastres em petroleiros, como no Exxon Valdez, que naufragou em 1989 na costa do Alasca derramando mais de 40 milhões de litros de petróleo que se espalharam por mais de 20 mil quilômetros quadrados. Ou acidentes em plataformas, como a explosão na Deepwater Horizon da BP, no Golfo do México, que lançou ao mar mais de 700 milhões de litros de óleo. Ocorrências como essas provocam danos enormes ao meio ambiente.
 
Aihara e equipe pesquisam a resistência e durabilidade de estruturas usadas atualmente para a exploração e o transporte de petróleo e gás, e, no futuro, de hidrogênio e outras fontes de energia. “A pressão e a distância de dutos têm aumentado constantemente de modo a satisfazer a demanda energética. Na ‘sociedade do hidrogênio’ [que o cientista considera o combustível do futuro], o transporte de gás continuará sendo necessário”, disse.
 
Outro tipo de transporte que, de acordo com Aihara, será importante no futuro é o de dióxido de carbono. “Sistemas de transporte em massa de CO2 serão necessários para o sequestro e o armazenamento de carbono de fontes antropogênicas para locais como reservatórios subterrâneos. Por isso, dutos de longa distância continuarão em uso e novos tipos serão necessários”, disse.
 
Para esses novos dutos, que transportarão hidrogênio e CO2, a prevenção de fraturas é um tema crucial. “Temos conduzido testes em grande escala em dutos de alta pressão de forma inédita. Utilizamos vídeo para identificar como fissuras se propagam em velocidades superiores a 1.000 km/h”, disse.
 
Os pesquisadores japoneses desenvolveram um modelo computacional para simular o comportamento dessas fissuras em dutos e observaram que os dutos para transporte de hidrogênio se mostraram mais seguros do que no caso do transporte de petróleo e gás.
 
Colaboração com o Brasil
 
Aihara destaca a importância da colaboração internacional em pesquisa na área em que atua. O grupo do cientista realiza intercâmbios com pesquisadores de diversas instituições brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Pernambuco.
 
Para ampliar as parcerias científicas entre Japão e a América Latina, a Universidade de Tóquio realizará dois encontros, chamados Fóruns Todai (o nome pelo qual a universidade é conhecida no Japão), em novembro. Nos dias 7 e 8, será realizado em Santiago, no Chile.
 
Nos dias 11 e 12 será a vez de São Paulo. No fórum na capital paulista ocorrerá também um workshop em dinâmica de fluidos para estruturas marinhas, realizado em parceria com a USP.
 
Aihara foi um dos palestrantes no Simpósio Japão-Brasil sobre Colaboração Científica, organizado pela Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS) em conjunto com a FAPESP nos dias 15 e 16 de março, em Tóquio. 
 
Informação de: Tn Sustentável

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube