Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Tecnologias emergentes que devem crescer em 2013

Publicado em 01/04/2013

Tecnologias como carros elétricos sem fios ou materiais capazes de se autorregenerar estão a ser testadas ou encontram-se numa fase avançada de desenvolvimento, segundo uma lista das dez principais tecnologias emergentes para 2013 elaborada pelo conselho do Fórum Económico Mundial.

Uma das tecnologias consiste em veículos elétricos online, ou seja, viaturas que podem ser abastecidas em movimento e remotamente. A energia virá de um campo eletromagnético gerado por cabos instalados sob a estrada. Esta tecnologia está na fase de testes de estrada em Seul, na Coreia do Sul.

Novas tecnologias devem viabilizar a dessalinização da água do mar a baixo custo, numa altura em que a escassez de água potável representa um problema em muitas partes do mundo. Atualmente, isso tem um custo energético muito alto, principalmente porque quase sempre envolve bombas movidas a diesel, mas tecnologias emergentes oferecem potencial para a dessalinização e a purificação de águas reduzindo o consumo de energia em 50 por cento ou mais.

Atualmente, muitos estudos apontam para a possibilidade de usar energia solar para transformar o dióxido de carbono em combustível para veículos. Uma das abordagens mais promissoras passa por usar bactérias fotossintéticas geneticamente modificadas para transformar resíduos de CO2 em combustíveis líquidos ou produtos químicos de baixo custo usando sistemas conversores alimentados por energia solar.

A eletrónica orgânica baseia-se no uso de materiais orgânicos para criar circuitos e dispositivos eletrónicos. Esses circuitos são finos, flexíveis e até transparentes, diferentes dos semicondutores a base de silício. Um exemplo consiste nos coletores solares fotovoltaicos impressos, que custam muito menos do que as células solares de silício e podem acelerar a transição para o uso de energias renováveis.

As restantes tecnologias da lista são: reatores nucleares de quarta geração, que permitem converter urânio-238 em plutônio-239, que pode ser utilizado como combustível; medicamentos em nanoescala, que podem ser produzidos dentro do corpo humano e atuar apenas na célula doente; materiais autorregenerativos, que permitem, por exemplo, melhorar a segurança de materiais usados na construção civil, carros ou aviões; impressões 3D, que possibilitam a impressão remotamente em casa de objetos plásticos e até metálicos; nutrição molecular, através da identificação e reprodução de proteínas naturais essenciais ao organismo, o que poderá ajudar a acabar com a desnutrição no mundo; e sensores remotos, que podem ser usados, por exemplo, para monitorizar a frequência cardíaca ou até para permitir que veículos se identifiquem quando em movimento e assim reduzam drasticamente o risco de acidentes.

PER / Olhar Digital

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube