Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Estados Unidos querem ampliar intercâmbio com o Paraná

Publicado em 29/01/2013

Cônsul-geral dos EUA em São Paulo visitou a Fiep para prospectar oportunidades de negócios e parcerias entre empresas americanas e paranaenses.

Para Campagnolo, a visita oficial do cônsul é um reconhecimento da importância do Paraná no cenário econômico brasileiro e uma oportunidade para estreitar as relações da indústria paranaense com os EUA. “O Paraná tem muitas empresas que já mantêm relações comerciais intensas com os Estados Unidos, mas podemos avançar ainda mais”, disse o presidente da Fiep.

Com a abertura do diálogo, Campagnolo espera que o Paraná tenha relações mais próximas com o consulado. “Colocamos toda a estrutura do Sistema Fiep para que tanto os investidores americanos tenham aqui uma porta de entrada para realizar negócios no Paraná quanto as indústrias paranaenses também identifiquem oportunidades nos Estados Unidos”, afirmou. Campagnolo reforçou que, através de seu Centro Internacional de Negócios (CIN), a Fiep já auxilia empresas que buscam maior intercâmbio com os EUA.

Segundo Dennis Hankins, a visita ao Paraná – a primeira desde que assumiu o Consulado Geral dos EUA em São Paulo, no ano passado – teve como um dos principais objetivos justamente prospectar oportunidades de negócios e parcerias no Estado. “Normalmente, as empresas americanas que se interessam pelo Brasil conhecem mais Rio de Janeiro e São Paulo. Estamos conhecendo melhor os outros estados para que, quando recebermos delegações empresariais americanas, possamos indicar outras possibilidades de negócios”, disse, referindo-se aos outros quatro estados que estão sob jurisdição do consulado de São Paulo: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. “O Paraná possui uma economia bastante diversificada e podemos direcionar novos investidores para cá, de acordo com as características do Estado”, acrescentou.

Com o maior intercâmbio, uma das intenções é ampliar o fluxo de comércio entra Paraná e EUA. Atualmente, o saldo desse comércio é desfavorável ao Estado. Em 2012, o Paraná exportou para os EUA US$ 645 milhões – este montante representa um crescimento de 13,28% em relação a 2011, passando a representar 3,65% do total exportado pelo Estado. No sentido oposto, as importações de produtos dos EUA foram de US$ 1,23 bilhões, marcando crescimento de 4,18%, representando 6,62% do total importado. Estes números colocam os Estados Unidos como quarto maior parceiro comercial do Paraná, após a China, Argentina e Nigéria. Há cerca de uma década, os norte-americanos ocupavam a segunda colocação.

Parcerias

Além disso, também foram discutidas possibilidades de parcerias tecnológicas entre o Paraná e os EUA em diversas áreas. Uma das dela seria a de produção de etanol. “O Paraná é o segundo maior produtor de etanol do Brasil, mas parcerias com os americanos, que possuem muito conhecimento tecnológico na área, podemos agregar valor à produção”, disse Campagnolo.

Dennis Hankins afirmou que também existe interesse de companhias norte-americanas de participar dos investimentos que serão feitos nos próximos anos para a melhoria da infraestrutura logística brasileira. “Estão previstos muitos investimentos em portos, aeroportos, ferrovias e rodovias e queremos saber sobre a possibilidade de participação de investidores privados. Mas, para isso, é preciso que eles tenham segurança para investir”, explicou o cônsul.

Para Edson Campagnolo, as grandes deficiências que o País possui em sua infraestrutura, somada à vontade de enfrenta-las demonstrada pelo governo, abrem sim possibilidades para parcerias com investidores estrangeiros nessa área. “Os novos modelos de concessão que estão sendo adotados abrem essas oportunidades e fazem com que o Brasil consiga transmitir maior segurança para os investidores”, afirmou.

Na visita à Fiep, Dennis Hankins esteve acompanhado do vice-cônsul para assuntos políticos, Ryan Reid. Também participaram do encontro o vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior, Rommel Barion; o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt; o economista Roberto Zurcher; e o consultor de relações internacionais e conselheiro da Câmara Americana de Comércio  (Amcham) em Curitiba, Eduardo Pereira Guimarães.

Informação de: Agência Fiep

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube