Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Anuário destaca o início da produção no pré-sal

Publicado em 03/09/2012

O Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2012 consolida os dados referentes ao desempenho da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis e do sistema de abastecimento nacional no período 2002-2011.

Está no site da ANP o Anuário Estatístico Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2012. Ele traz como destaque o início da produção de petróleo e gás no pré-sal. Em 2011, foram produzidos 71 mil barris/dia de petróleo, o equivalente a 3,4% da produção nacional, que foi de 2,1 milhões de barris/dia. Esse resultado situou o Brasil na 13ª colocação no ranking mundial de produtores.

As reservas brasileiras provadas de petróleo registraram aumento de 5,6%, para 15 bilhões de barris, o que colocou o País na 14ª posição mundial. Já as reservas provadas de gás natural cresceram 8,6%, para 459,4 bilhões m³, fato que levou o Brasil à 31ª colocação no ranking das maiores reservas provadas.

Seguindo uma tendência mundial, a indústria brasileira do gás natural ganhou impulso. O aumento de 5% na produção, para 24,1 bilhões m³, esteve associado à redução de 27,7% das queimas e perdas e à diminuição de 7,6% do volume reinjetado nos poços.

Em comparação com 2010, as vendas de combustíveis subiram num ritmo moderado - 3,6%. A alta significativa dos preços do etanol resultou na perda de competitividade deste combustível. Os consumidores migraram para a gasolina C, cujo consumo subiu 19% em contraste com a queda de 27,7% nas vendas de etanol hidratado.

A produção de biodiesel no Brasil aumentou 11,5%, enquanto a capacidade nominal da indústria registrou expansão de 16%. Manteve-se a predominância do óleo de soja como matéria prima para o biodiesel. Aproximadamente 2,7 milhões de metros cúbicos do produto foram comercializados em quatro leilões realizados pela ANP em 2011.

Nesta edição, o Anuário apresenta uma nova seção: a série histórica dos resultados do Programa de Monitoramento da Qualidade do Combustível (PMQC), que verifica a qualidade dos principais combustíveis líquidos comercializados no Brasil. Este instrumento permite que a ANP identifique os focos de venda de produtos não conformes com as especificações técnicas e fornece as bases para o planejamento das ações de fiscalização do abastecimento.

Informação de: Agência Nacional de Petróleo

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube