Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Petrobras tem parecer favorável da Aneel para projeto de usina de energia solar

Publicado em 10/04/2012

"A Petrobras recebeu parecer favorável da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o projeto de pesquisa e desenvolvimento de uma usina de energia solar de 1,1 MW em Alto do Rodrig ..."
A Petrobras recebeu parecer favorável da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o projeto de pesquisa e desenvolvimento de uma usina de energia solar de 1,1 MW em Alto do Rodrigues, município do Rio Grande do Norte situado a 200 quilômetros de Natal. A usina será instalada no terreno da Usina Termelétrica (UTE) Jesus Soares Pereira, da Petrobras, e a energia gerada será utilizada pela própria Companhia. 

O projeto começará a ser desenvolvido este ano e contribuirá para aperfeiçoamento dos dados públicos sobre geração de energia solar (fotovoltaica) para a expansão da rede de laboratórios de ensaios e certificação de equipamentos, e para a formação de profissionais de nível técnico e superior dedicados a essa área. O custo total é estimado em R$ 20,9 milhões, e a previsão para início da operação é o segundo semestre de 2014.

Para o desenvolvimento desse projeto será implantada uma plataforma experimental de 10 kW, como modelo de usina, no Laboratório de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Paralelamente, o Centro de Tecnologias Renováveis do Gás & Energias Renováveis (CTGAS-ER), núcleo de pesquisa e formação da Petrobras em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), instalado em Natal, será capacitado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para realização de serviços de prospecção solar.

Serão instaladas no CTGAS-ER seis estações de captação de dados da energia solar que funcionarão de forma complementar ao Sistema Nacional de Organização de Dados Ambientais (Rede Sonda) do INPE. Uma estação desse tipo já está em operação na UTE Jesus Soares Pereira desde julho de 2011.

O CTGAS-ER terá também um laboratório - acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) - para homologação de equipamentos utilizados em sistemas de geração fotovoltaica, além de um centro de capacitação e certificação de pessoal para atuar em projetos, montagens, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.

O projeto da Petrobras foi aprovado na chamada pública da Aneel nº 013/2011 (Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira), que recebeu 18 propostas, totalizando investimentos de R$ 395,9 milhões. Dessas, 15 foram aprovadas e três ainda estão em análise por áreas técnicas da Aneel, doMinistério de Minas e Energia (MME) e da Empresa dePesquisa Energética (EPE).

Informação de: SmartGrid News

Coment�rios

- Deixe seu coment�rio
por Marcelo Henrique Leite Reis - Quinta-feira, 03 de Maio de 2012 - 19:36:01 - Comentar

gostaria de saber das oportunidades se ja estao oferecidas ou como vai ser .


Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube