Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Industriais do setor sucroenergético apontam suas necessidades

Publicado em 22/03/2012

"O terceiro encontro dos Fóruns Setoriais organizados pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), aconteceu nesta quarta-feira (21) em Maringá. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo e e ..."
O terceiro encontro dos Fóruns Setoriais organizados pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), aconteceu nesta quarta-feira (21) em Maringá. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo e equipe reuniram-se com industriais do setor sucroenergético para levantar as principais demandas visando o desenvolvimento do setor. O encontro começou com uma visita técnica à Destilaria Melhoramentos, no município de Jussara (60 km de Maringá), para conhecer de perto a industrialização da cana de açúcar.

"As visitas técnicas realizadas nos fóruns setoriais têm o objetivo de ampliar nosso conhecimento em outros setores. Uma das metas da nova gestão da Fiep é estar presente também no interior", falou Campagnolo. A equipe e os industriais do setor foram recepcionados pelo presidente do Grupo Melhoramentos, Gastão de Souza Mesquita. Fundada em 1983, a usina hoje emprega mais de 280 trabalhadores.

Após a visita técnica, o grupo teve uma reunião de trabalho no Hotel Deville,   onde foram levantadas as demandas do setor. "Esse modelo de reunião que une os sindicatos, industriais, a Fiep, o Sesi e o Senai têm o objetivo de colocar tudo o que é importante para o setor, para que possamos pensar com o viés coletivo", ressaltou Campagnolo.

Demandas - No fórum, os industriais do setor apontaram as necessidades que devem ser atendidas pelo poder público e pelo sistema Fiep. Foram elencadas demandas e também pontos positivos com destaque para a Alcopar que elogiou a nova gestão da Federação. "Já estamos percebendo que essa nova gestão já tem foco no interior. Sentimos que a Federação tem o setor sucroenergético dentro dos projetos e demandas", frisou o presidente da Associação de Produtores de Álcool e Açúcar, Miguel Rubens Tranin.

Dentre as demandas surgiram pedidos de apoio à Federação para aceleração de processos de financiamento junto ao BNDES, redução de cargas tributárias, cursos de qualificação específicos para o setor, cuidados com questões ambientais, adequações das estradas rurais e preenchimentos de vagas técnicas encaminhadas pelo IEL.

Setor - Durante a reunião de trabalho os técnicos da Federação apresentaram um panorama do setor no Estado, que emprega hoje mais de 34 mil funcionários. Hoje o Paraná é o quarto maior  produtor de cana do Brasil, mas já esteve em segundo lugar. Além disso, foram apresentadas ações voltadas para o segmento que o Sistema Fiep implantou nos últimos anos, incluindo cursos de qualificação profissional, consultorias para as empresas, entre outros.

Informação de: Agência Fiep

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube