Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Brasil e Argentina firmam parceria para construção de usina hidrelétrica binacional

Publicado em 17/02/2012

"O governo brasileiro decidiu criar outra estatal, em parceria com o governo argentino, para executar projetos do setor elétrico comandados pelos dois países. O ministro de Minas e Energia, ..."
O governo brasileiro decidiu criar outra estatal, em parceria com o governo argentino, para executar projetos do setor elétrico comandados pelos dois países. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem que a ideia é seguir os mesmos moldes da empresa binacional que administra a hidrelétrica de Itaipu, concebida em acordo internacional firmado com o Paraguai. O assunto foi tratado com o ministro do Planejamento da Argentina, Julio De Vido.

A diferença em relação ao modelo adotado em Itaipu, segundo Lobão, é que o controle brasileiro não será exercido diretamente pelo governo. "No nosso caso, será pela Eletrobras ", disse. A nova companhia será responsável pela administração das hidrelétricas Garabi e Panambi, que serão construídas por meio da parceria formada pelos dois governos. Cada usina terá potência superior a 1 mil megawatts (MW). De acordo com a proposta, a energia gerada pelas hidrelétricas será dividida igualmente entre os dois países.

Após o encontro, na sede do Ministério de Minas e Energia, as autoridades dos dois países vizinhos afirmaram que será aberto, no dia 7 ou 8 do próximo mês, uma concorrência para escolha do projeto-executivo das usinas. "É uma licitação internacional e será feita em Buenos Aires", disse Lobão. O ministro argentino ressaltou que os projetos binacionais têm produzido um "efeito muito forte na região". Para Lobão, o empreendimento representa um "novo símbolo de integração na América do Sul".

Embora os ministros estivessem entusiasmados com os novos projetos, o encontro não serviu apenas para tratar de temas consensuais da política energética dos dois governos. O representante argentino afirmou que se reunirá com Graça Foster, recém-empossada como presidente da Petrobras, para discutir sobre os investimentos da companhia brasileira em seu país.

O governo argentino tem pressionado as empresas estrangeiras, que atuam no ramo de petróleo e gás, a ampliarem os investimentos e aperfeiçoarem o atendimento da demanda interna por derivados do petróleo. A Petrobras também integra a lista de empresas que têm sofrido com as exigências para intensificar a produção estendendo a margem de investimentos no país. "Não há uma urgência, simplesmente há necessidade de conversarmos", amenizou De Vido, ao se referir ao encontro.

Informação de: Valor Econômico

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube