Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Brasil ganha seu primeiro laboratório de biogás

Publicado em 23/01/2012

" Instalado no Parque Tecnológico de Itaipu no segundo semestre do ano passado, o Laboratório de Biogás é o primeiro do país. Ele surgiu de um termo de cooperação firmado entre o PTI, o O ..."
clique para ampliar clique para ampliar Pesquisadores do Labiogás e da Universidade de Boku iniciaram análises conjuntas.

Instalado no Parque Tecnológico de Itaipu no segundo semestre do ano passado, o Laboratório de Biogás é o primeiro do país. Ele surgiu de um termo de cooperação firmado entre o PTI, o Observatório Brasil de Energias Renováveis, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), a Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicada à Vida e a Universidade de Boku, de Viena (Áustria).

A estrutura tem como tarefa descobrir a melhor e mais barata maneira de transformar o gás metano em energia e combustível de tratores e outros veículos rurais, tentando identificar quanto cada matéria-prima produz e até mesmo qual a melhor forma de tratá-la. O maior obstáculo da popularização do uso do biogás, principalmente entre os produtores rurais do país, está no custo ainda alto dos biodigestores, equipamentos responsáveis pela geração de energia a partir da decomposição da matéria orgânica. Os tanques onde os dejetos são armazenados e processados, os filtros e o gerador podem variar entre R$ 10 mil e R$ 110 mil, dependendo do tamanho da propriedade e do volume de matéria orgânica produzida.

O laboratório é o segundo passo de um projeto iniciado há três anos, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa em Suínos e Aves, o Iapar, a Emater/PR, a Copel e a Embrapa, que incentivou propriedades rurais do Norte e do Oeste do estado a gerar energia a partir de dejetos da agropecuária. Hoje a maior parte desses produtores são autosustentáveis e alguns até vendem a energia excedente à Copel.

Pelo tamanho do país, o diretor-superintendente do PTI, Juan Carlos Sotuyo, acredita que seja necessário montar uma rede de laboratórios para tentar extrair de cada região brasileira a matéria-prima e o processo de melhor produtividade do biogás. Já há contatos nesse sentido com a Embrapa de Concórdia (SC), além de universidades como a USP e a UFRGS.

Informação de : Gazeta do Povo

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube