Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Até 2014 o Brasil terá cerca de 7 GW de potência instaladas em energia eólica

Publicado em 20/01/2012

"A produção de energia eólica começou a ganhar força em 2004, entretanto, apesar do pouco tempo de vida, já se mostra como uma das mais promissoras formas de geração de energia renovável do ..."
A produção de energia eólica começou a ganhar força em 2004, entretanto, apesar do pouco tempo de vida, já se mostra como uma das mais promissoras formas de geração de energia renovável do país. Com o avanço, o Brasil assumiu o primeiro lugar no ranking dos produtores da energia eólica mais barata do mundo e passou a ser considerado um modelo a ser seguido.

Segundo a diretora-presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEeólica), Elbia Melo, esse crescimento se deve, principalmente, ao avanço tecnológico e ao aumento do número de políticas públicas de incentivo, principalmente com a criação do Programa Nacional de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

Elbia destaca que, hoje, o Brasil possui 64 usinas eólicas em operação, totalizando 1324 megawatts (MW) de potência instalada, e quase 1 gigawatt (GW) de potência em processo de construção, além de 4900 megawatts já contratados. Segundo a diretora, até 2014 o país estará com cerca de 7 GW de potência em plena operação.

De acordo com o primeiro Atlas Eólico Brasileiro, lançado em 2001, o país possuia um potencial para geração de energia de 143 GW. Já no segundo Atlas, lançado no final de 2011, esse potencial subiu para 300 Gw, mais que o dobro do que foi avaliado dez anos atrás.

Para Elbia, os principais motivos voltam a ser o desenvolvimento tecnológico e o próprio potencial do país, fazendo com que empresas européias e norteamericanas, que trabalham com esse tipo de tecnologia há muito tempo, vissem no Brasil uma oportunidade de investimento. Dessa forma, aumentou-se a competitividade e, consequentemente, reduziram-se custos de produção.

Elbia Melo explica que atualmente, 70% dos produtos utilizados para a construção de parques eólicos já são produzidos em território nacional, ainda que sejam oriundos de empresas estrangeiras. 

Informação de: Canal - Jornal da Bioenergia

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube